Modelos físico-digitais para o ensino de representação gráfica

Autores

  • Louise Logsdon IFMT

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6011

Palavras-chave:

modelagem e fabricação digital, recursos didáticos, modelos digitais

Resumo

Este trabalho é parte de um projeto de pesquisa que tem como objetivo desenvolver modelos físicos e digitais de edificações e sistemas construtivos, através de modelagem e fabricação digital, a fim de serem utilizadas como recurso didático em disciplinas de representação gráfica. Para tal, adotou a abordagem metodológica da Design Science Research (DSR) e foi dividida em cinco etapas: (1) identificação do problema; (2) entendimento do tema; (3) proposição do artefato – no caso, os modelos físicos-digitais tidos como recursos didáticos; (4) uso e avaliação do artefato; (5) organização das contribuições. Neste momento, trazemos aqui os resultados parciais da pesquisa e compartilhamos com a comunidade acadêmica todos os modelos digitais desenvolvidos, através de um link para download. Nesta biblioteca digital encontram-se modelos de edificações e sistemas construtivos desenvolvidos e configurados para a impressão 3d, de tal forma que mais instituições possam fabricar tudo que está sendo proposto aqui como recurso didático para o ensino de representação gráfica. Palavras-chave: modelagem e fabricação digital; recursos didáticos; ensino de arquitetura e construção civil.

Referências

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

LOGSDON, Louise. Modelos físico-digitais para o ensino de representação gráfica. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6011. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6011. Acesso em: 3 dez. 2024.

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