Realidade Virtual como ambiente para o ensino de sistemas e materiais construtivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6239

Palavras-chave:

Realidade Virtual, Ensino, Tecnologias da construção, Sistemas construtivos

Resumo

A Realidade Virtual (RV) tem sido explorada nas práticas de ensino, podendo-se destacar seu uso em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Porém, essas aplicações não são igualmente exploradas nas diferentes disciplinas, havendo lacunas naquelas voltadas às tecnologias da construção. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da RV no ensino de sistemas e materiais construtivos em uma disciplina de Arquitetura e Urbanismo, no intuito de contribuir para melhor entendimento dos assuntos abordados em sala de aula. A metodologia incluiu: 1. pesquisa bibliográfica; 2. definição de plano de ação para realização da experiência didática; 3. organização e aplicação do exercício; 4. registro e conclusões quanto aos resultados. A experiência didática abordou o uso da RV para visualização e interação com determinado sistema construtivo, considerando a imersão e manipulação de modelos 3D. O exercício contribuiu com uma vivência similar à prática construtiva, a partir de uma atividade interativa com uso da RV. Embora promissor, foram identificados os seguintes desafios: limitações no uso dos software e equipamentos, além da curva de aprendizado para seu manuseio.

Biografia do Autor

João Pedro Peixoto Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE, Brasil).

Beatriz Arruda Pinho, Universidade Federal do Ceará

Graduando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE, Brasil).

Micaele Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará

Graduando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE, Brasil).

Mariana Monteiro Xavier de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunto na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE, Brasil).

Neliza Maria e Silva Romcy, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza - CE, Brasil).

Referências

LIMA, M.S et. al. Systematization of Scientific Production of Extended Reality in Teaching and Design Process in Architecture and

Urbanism. XXVII SIGraDi Conference 2023, Punta del Este, Maldonado, Uruguai. CuminCAD, p.1397-1408, 2023

SELVAPRASANTH, P.; KARTHIGAIPRIYA, T.; JOHN, J. Adoption of Virtual Reality in Construction Projects. Journal of University of

Shanghai for Science and Technology, [s. l.], v. 23, p. 476–490, 2021.

PURUSHOTTAM, K et al. A Review on Virtual Reality and Augmented Reality in Architecture, Engineering and Construction Industry.

International Journal for Modern Trends in Science and Technology, [s. l.], v. 7, p. 28–33, 2021.

DAVILA DELGADO, M. et al. A research agenda for augmented and virtual reality in architecture, engineering and construction.

Advanced Engineering Informatics, [s. l.], v. 45, p. 101122, 2020.

BERG, L. P.; VANCE, J. M. An Industry Case Study: Investigating Early Design Decision Making in Virtual Reality. Journal of

Computing and Information Science in Engineering, [s. l.], v. 17, n. 011001, 2016. Disponível em: https://

doi.org/10.1115/1.4034267. Acesso em: 31 de maio de 2024.

SILVA, G. L., GROETELAARS, N. J.. Uso de modelos BIM em realidade virtual e aumentada: Panorama de aplicações e ferramentas.

SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3, p.1–13, 2021 https://

doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.565

SAMI UR REHMAN, M.; ABOUELKHIER, N.; SHAFIQ, M. T. Exploring the Effectiveness of Immersive Virtual Reality for Project

Scheduling in Construction Education. Buildings, [s. l.], v. 13, n. 5, p. 1123, 2023. Disponível em: https://

www.mdpi.com/2075-5309/13/5/1123. Acesso em: 31 de maio de 2024.

BORGES, R.M.S. Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM. 2022. 240 f.

Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará,

Fortaleza, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66044. Acesso em: 24 de maio de 2024

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

SILVA, João Pedro Peixoto; PINHO, Beatriz Arruda; LIMA, Micaele Sousa; LIMA, Mariana Monteiro Xavier de; ROMCY, Neliza Maria e Silva. Realidade Virtual como ambiente para o ensino de sistemas e materiais construtivos. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6239. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6239. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.