Percepção da qualidade espacial de um pátio escolar
Estudo em uma escola de Ensino Fundamental em Pederneiras-SP
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6020Palavras-chave:
Pátio escolar, Qualidade térmica, Qualidade espacial, Avaliação pós-ocupaçãoResumo
Os pátios escolares desempenham um papel fundamental na promoção de interações e atividades estudantis. Por isso, garantir a qualidade ambiental nesses locais pode enriquecer o aprendizado e possibilitar seu uso em diversas condições de tempo. Com o objetivo de avaliar a percepção de estudantes do 6º e 8º ano sobre a qualidade térmica e espacial do pátio de uma escola estadual em Pederneiras-SP, foram aplicados métodos e técnicas de avaliação pós-ocupação (questionários e grupo focal) nos dias 5 e 6 de junho de 2023. Os resultados revelaram que a percepção de um mesmo espaço pode variar conforme a idade dos estudantes. Aspectos positivos relatados se relacionam à presença de mesas e bancos no local, que proporcionam oportunidades para brincadeiras e descanso. Enquanto os aspectos negativos estão relacionados a ausência de sombras, que prejudicam a permanência no espaço em horários mais quentes, além das atuais restrições de uso. As sugestões para mitigar os problemas relacionados ao desconforto térmico por calor variaram conforme a faixa etária: os estudantes do 6º ano recomendaram a instalação de coberturas, enquanto os do 8º ano sugeriram o aumento da vegetação.
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