Recomendações projetuais de instituição de ensino adaptadas para o Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6021

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)., Projeto arquitetônico., Instituição de ensino., Inclusão.

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento caracterizada por déficit na comunicação social, interação social e comportamento. Como a instituição de ensino é o principal ambiente social que a criança convive fora de casa, é necessário que sua relação com este local favoreça seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. De forma a facilitar o planejamento de escolas inclusivas, o objetivo deste artigo é desenvolver um quadro de diretrizes para orientar projetos arquitetônicos de escola de ensino fundamental adaptada para pessoas com autismo. A metodologia compreendeu: aprofundamento sobre os métodos Design Sensorial e Montessoriano e aplicação das recomendações no projeto arquitetônico, bem como criação de um quadro de recomendações projetuais. Constatou-se que as principais recomendações projetuais incluem zoneamento sensorial, espaços de fuga, redução de ruído e transição gradativa e previsível. Conclui-se que as recomendações projetuais para atender ao TEA podem ser implementadas com eficácia, avançando em direção a uma sociedade mais inclusiva e consciente das diversas necessidades de seus membros.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Projeto arquitetônico. Instituição de ensino. Inclusão.

Biografia do Autor

Renata Torres Sarmento de Castro Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Alagoas.

Doutoranda em Arquitetura pela Universidade Federal da Paraíba.

Docente na Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil.

Mayara Rayanny Souza Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Alagoas.

Pós-graduanda em Design de Interiores pelo Instituto de Pós-graduação e graduação.

Arapiraca, Alagoas, Brasil.

Referências

POMANA, A. Design Approach for Autism Treatment Centers. LUMEN International Conference. Pianoro: Medimond – Monduzzi Editore International, nov. 2014. p. 585-587.

TEIXEIRA, G. Manual do autismo. Rio de Janeiro. Best Seller. 2016.

CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C. A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura. Psicologia & Sociedade. Vol. 21, Núm. 1, p. 65-74, 2009.

SILVA, C. Centro de apoio e vivências para crianças e adolescentes com autismo em Palmas – TO. 82f. Monografia (Graduação) Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Tocantins, Palmas- TO, 2021.

SOUZA, H. A. S. O ESPECTRO DA ESCOLA NEURODIVERSA: Uma análise dos espaços de aprendizagem voltados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dissertação (Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, p. 163. 2019.

RODRUGUES, G.V.; NOME, C.A.; SILVA, R.F.L. Costura sobre Projeto para Autismos: Pesquisas Recentes e Teorias. In: 10º Projetar, Arquitetura, Cidade e Paisagem · Projetar em Contexto de Crise, Anais [...], Lisboa, 2021.

HO, Luiza. Residências para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Arquitetura e necessidades. 2020. Dissertação (mestrado) – Faculdade de arquitetura e urbanismo de São Paulo: São Paulo.

MOSTAFA, M. Architecture for autism: Autism ASPECTSS™ in School Design. International Journal of Architectural Research: ArchNet-IJAR, v. 8, n.1, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285345281_Architecture_for_autism_Autis m_aspectss_in_school_design Acesso em: 27 out 2022.

HENRY, C. Designing for Autism: The 'Neuro-Typical' Approach. ArchDaily, 2011. Disponível em: https://www.archdaily.com/181402/designing-for-autism-the-neuro-typical-approach . Acesso em: 25 maio 2024.

SARAIVA, G. L.; ZUCOLOTTO, M. P. A pedagogia Waldorf e a Base Nacional Comum Curricular na formação da criança. Research, Society and Development, 9(10), 1-16, 2020.

GRANDIN, T. Thinking in Pictures: And Other Reports from My Life with Autism. New York: Vintage Books. 2009.

BEAVER, C. Designing environments for children andadults on the autism spectrum. Good Autism Practice(GAP), 12(1), 7-11, 2011.

BAUMINGER-ZVIELY, N.; EDEN, S.; ZANCARO, M.; Weiss, P. L.; GAL, E. The Use of Electronic Shared Books in Supporting Social Communication Between Preschoolers With ASD and Their Peers (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4182402/). Journal of Autism and Developmental Disorders, 43*(3), 719–731, 2013.

DUNN, W. The impact of sensory processing abilities on the daily lives of young children and their families: a conceptual model. Infants and Young Children. 1997.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

CAVALCANTE, Renata Torres Sarmento de Castro; CAVALCANTE, Mayara Rayanny Souza. Recomendações projetuais de instituição de ensino adaptadas para o Transtorno do Espectro do Autismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6021. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6021. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 34 35 36 37 38 39 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.