Recomendações projetuais de instituição de ensino adaptadas para o Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6021

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)., Projeto arquitetônico., Instituição de ensino., Inclusão.

Resumo

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição neurológica e de desenvolvimento caracterizada por déficit na comunicação social, interação social e comportamento. Como a instituição de ensino é o principal ambiente social que a criança convive fora de casa, é necessário que sua relação com este local favoreça seu desenvolvimento cognitivo, social e afetivo. De forma a facilitar o planejamento de escolas inclusivas, o objetivo deste artigo é desenvolver um quadro de diretrizes para orientar projetos arquitetônicos de escola de ensino fundamental adaptada para pessoas com autismo. A metodologia compreendeu: aprofundamento sobre os métodos Design Sensorial e Montessoriano e aplicação das recomendações no projeto arquitetônico, bem como criação de um quadro de recomendações projetuais. Constatou-se que as principais recomendações projetuais incluem zoneamento sensorial, espaços de fuga, redução de ruído e transição gradativa e previsível. Conclui-se que as recomendações projetuais para atender ao TEA podem ser implementadas com eficácia, avançando em direção a uma sociedade mais inclusiva e consciente das diversas necessidades de seus membros.

Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Projeto arquitetônico. Instituição de ensino. Inclusão.

Biografia do Autor

Renata Torres Sarmento de Castro Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Alagoas.

Doutoranda em Arquitetura pela Universidade Federal da Paraíba.

Docente na Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil.

Mayara Rayanny Souza Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Alagoas.

Pós-graduanda em Design de Interiores pelo Instituto de Pós-graduação e graduação.

Arapiraca, Alagoas, Brasil.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

CAVALCANTE, Renata Torres Sarmento de Castro; CAVALCANTE, Mayara Rayanny Souza. Recomendações projetuais de instituição de ensino adaptadas para o Transtorno do Espectro do Autismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6021. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6021. Acesso em: 3 dez. 2024.

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