Entre rural e urbano

aproximações e conceitos em Teoria Crítica do Urbanismo para a sustentabilidade

Autores

  • Maria Luiza Freitas Rocha UFES
  • Latussa Laranja Monteiro UFES

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6067

Palavras-chave:

Urban space, Sustainable development, Critical Urban Theory

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de sistematização bibliométrica, conduzida por iniciação científica (IC), que permite avançar no entendimento da produção de pesquisa acerca do tema para o estado do Espírito Santo, Brasil. A partir da relevância da urbanização global nas discussões sobre sustentabilidade e adaptação climática, este artigo apresenta classificações e tipologias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aliadas à Teoria Crítica do Urbanismo, conforme formulação de Brenner (2018), para observar as relações entre o rural e o urbano na contemporaneidade, que evidenciam a conexão e a interdependência entre esses espaços, substituindo a ideia de dicotomia anteriormente aplicada. Tal reflexão se soma à necessidade da produção mais equitativa e sustentável dos assentamentos humanos, considerando tanto a classificação responsável por caracterizar as estatísticas sobre o espaço, quanto às reflexões críticas acerca da promoção dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Os resultados permitiram estabelecer, de forma priorizada, um amplo conjunto de documentos, identificando, entre outros elementos, autores, países e palavras-chave que contribuirão para refinar o estado da arte para a pesquisa principal a que se vincula a IC.

Biografia do Autor

Maria Luiza Freitas Rocha, UFES

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Pesquisadora do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

BIBLIOMETRIX. An R tool for comprehensive science mapping analysis. K-Synth. [1] Disponível em: https://www.bibliometrix.org/home/index.php/component/sppagebuilder/page/20. Acesso em: 30 mai. 2024.

BRENNER, N. Espaços da Urbanização: o Urbano a partir da Teoria Crítica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Classificação e Caracterização dos Espaços Rurais e Urbanos do Brasil: uma primeira aproximação. Rio de Janeiro, 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Proposta Metodológica para Classificação dos Espaços do Rural, do Urbano e da Natureza no Brasil. Rio de Janeiro, 2023.

LEFEBVRE, H. O Direito à Cidade. 5. ed. São Paulo. Centauro, 2008.

MONTE-MÓR, R. L. O que é Urbano no Mundo Contemporâneo? Revista Paraense de Desenvolvimento, Curitiba, n. 111, p.9-18, jul/dez. 2006.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS BRASIL Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em:https://brasil.un.org/ptbr/sdgs#:~:text=e%20no%20mundo.,Os%20Objetivos%20de20Desenvolvimento%20Sustent%C3%A1vel%20no%20Brasil,de%20paz%20e%20de%20prosperidade. Acesso em: 02 mai. 2024.

PAGE, [1] M. J.; MOHER, D.; BOSSUYT, P. M.; BOUTRON, I.; HOFFMANN, T. C.; MULROW, C. D.; SHAMSEER, L.; TETZLAFF, J. M.; AKL, E. A.; BRENNAN, S. E.; CHOU, R.; GLANVILLE, J.; GRIMSHAW, J. M.; HRÓBJARTSSON, A.; LALU, M. M.; LI, T.; LODER, E. W.; MAYO-WILSON, E.; MCDONALD, S.; MCKENZIE, J. E. PRISMA 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. BMJ, p. 160, 2021.

STENNER, C. Desafios para apreender o rural e o urbano no Brasil: Diálogo entre os conceitos e as possibilidades práticas no âmbito da produção de estatísticas. In: SEMINÁRIO RURAL URBANO 2018: Rediscutindo o Rural e o Urbano para Produção e Análise de Informações Estatísticas, 2018, Rio de Janeiro, 2018.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

FREITAS ROCHA, Maria Luiza; LARANJA MONTEIRO, Latussa. Entre rural e urbano : aproximações e conceitos em Teoria Crítica do Urbanismo para a sustentabilidade. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6067. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6067. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.