Fluxograma para Implementação BIM no Ensino: Uma proposta para Cursos de Arquitetura e Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5930

Palavras-chave:

Bim, Ensino, Implementação BIM

Resumo

O conhecimento sobre BIM  torna-se cada vez mais importante na construção civil e a demanda por profissionais capacitados também. Visto que a metodologia BIM não é suficientemente abordada nas universidades brasileiras, este trabalho tem como objetivo ajudar a orientar mudanças nesse cenário, propondo um fluxograma para implementação BIM nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Por meio de uma revisão da literatura nacional e internacional, de uma pesquisa com docentes sobre adoção BIM e de discussões pertinentes ao processo, foram propostos dois modos distintos de implementação: a criação de novas disciplinas e a articulação de módulos dentro das disciplinas já existentes.

Biografia do Autor

Clara Vaqueiro Escosteguy, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Matheus Goulart Mena Barreto, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em  Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Larissa de Quadros Bianchini, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Engenharia Civil na Universidade de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Natalie Vione dos Santos , Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Nicole Aosani de Morais, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Eduardo César Pachla, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Débora Bretas Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Evelyn Paniz Possebon, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Fabrício Longhi Bolina, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Vale dos Sinos. Professor na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

André Lübeck, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor na Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria - RS, Brasil).

Referências

QUEIROZ, Rudney C. Introdução à Engenharia Civil: História, principais áreas e atribuições da profissão. 1ª Edição. Blücher, 4 de

outubro de 2019.

GLANCEY, Jonathan. História da arquitetura. 3ª Edição. Edições Loyola, 20 de dez. de 2007.

REZENDE, Paulo Emílio de. Integração projeto-produção no processo de desenvolvimento de projeto: uma alternativa para

melhoria da qualidade no setor da construção de OAE. 2008. 72 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Escola de

Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

Eastman, C. M. BIM handbook: a guide to building information modeling for owners, managers, designers, engineers and

contractors. 3ª Edisto. Wiley, Hoboken, New Jersey. 2008.

JUNG, Y. Building Information Modeling (BIM) Framework for Practical Implementation, Automation in Construction. 20 de Jun. de

BRASIL. Decreto nº 9.377/2018, de 5 de junho de 2018. Institui o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information

Modelling. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2018.

BRASIL. Decreto nº 9.983/2019, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building

Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling. Brasília, DF: Diário Oficial da

União, 2019.

BRASIL. Decreto nº 10.306/2020, de 02 de aril de 2020. Este Decreto estabelece a utilização do Building Information Modelling -

BIM ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada

pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building

Information Modelling - Estratégia BIM BR. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2020.

BRASIL. Decreto nº 11.888/2024, de 22 de janeiro de 2024. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building

Information Modelling no Brasil - Estratégia BIM BR e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling -

BIM BR. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2024.

GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. Editora Atlas, 2008.

GOVERNO FEDERAL. Projeto Construa Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/ambiente-de-negocios/

competitividade-industrial/construa-brasil. Acesso em: 10 de maio de 2024.

GOVERNO FEDERAL. Portal BIM Acadêmico. Disponível em: https://sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico/início/

construa-brasil?authuser=0. Acesso em: 10 de maio de 2024.

RUSCHEL, R. C.; KEHL, C. Proposta de plano de implementação BIM curricular: alinhamento do ensino na graduação com

demandas de inovação. ANTAC, 2022. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2184. Acesso em:

de maio de 2024.

BRAGA, E. Marques e. Plano para a implementação do BIM no curso de graduação em engenharia civil da UFMG. 2018. 72 f.

Dissertação (Curso de Especialização em Produção e Gestão do Ambiente Construído) –Universidade Federal de Minas Gerais,

Belo Horizonte, 2018.

YAMAMOTO, L.; VILLAS BÔAS, B. T.; CHAVES, I. A.; RUSCHEL, R. C. Plano de Implantação BIM no Curso de Engenharia Civil da UFPR.

In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2022. ANTAC, 2022. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/

enebim/article/view/1881. Acesso em: 10 de maio de 2024.

SOUSA, L. H. C. H.; GONÇALVES, S. R.; ALENCAR, C. M. S. de. Plano de implementação de BIM no curso de Engenharia Civil da UFC.

In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2022. ANTAC, 2022. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/

enebim/article/view/321. Acesso em: 10 de maio de 2024.

CHECCUCCI, É, S.; PEREIRA. A.P.C.; AMORIM. A. L de. Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Ensino de Arquitetura.

Modelagem da Informação da Construção (BIM) no Ensino de Arquitetura. In: Proceedings of the XVII Conference of the

Iberoamerican Society of Digital Graphics: Knowledge-based. São Paulo: Blucher, 2014. Disponível em: https://

www.proceedings.blucher.com.br/article. Acesso em: 11 de maio de 2024.

SANTOS, E. T.; Desafio para as Universidades. Construção Mercado. Brasil. 115. 49-50. Fev. de 2011.

RUSCHEL, R. C.; de ANDRADE. M. L. V. X.; de MORAIS. M.; O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Disponível em: https://

doi.org/10.1590/s1678-86212024000100712. Acesso em: 11 de maio de 2024.

RECHLINSKI, M.D.; SCHWERTNER.S.F Andragogia na educação profissional. Disponível em: https://www.univates.br/bduserver/

api/core/bitstreams/584b95d7-d0ae-4271-9a38-ff8bb459474d/content#page=20.29. Acesso em: 11 de maio de 2024.

KNOWLES, Malcolm S.; HOLTON, Elwood F.; SWANSON, Richard. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para

aumentar a efetividade da educação corporativa. Tradução: Sabine Alexandra Holler. Rio de Janeiro: Eselvier, 2011.

BRESSIANI, L.; ROMAN, H.R; A utilização da Andragogia em curso de capacitação na construção civil. Disponível em: https://

doi.org/10.1590/0104-530X2245-17 Acesso em: 11 de maio de 2024.

BÖES, J. S.; LIMA, M. M. X. de.; BARROS NETO, J. de. Proposta de plano de implantação BIM nas instituições de ensino superior. In:

ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2019. ANTAC, 2019. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/

enebim/article/view/262. Acesso em: 11 de maio de 2024.

CHECCUCCI, Érica de S.; AMORIM, A. L. de. Método para análise de componentes curriculares: identificando interfaces entre um

curso de graduação e BIM. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 6–17, 2014. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/parc/article/view/8634540. Acesso em: 10 de maio de 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

ESCOSTEGUY, Clara Vaqueiro et al. Fluxograma para Implementação BIM no Ensino: Uma proposta para Cursos de Arquitetura e Engenharia. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5930. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5930. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.