Processos de modelagem 3D de um espaço urbano para avaliação de cenários de iluminação
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6078Palavras-chave:
Iluminação, Modelagem tridimensional, Espaço urbanoResumo
Considerando o papel das tecnologias no processo de planejamento, e enfatizando sua capacidade de transformar conceitos e ideias originalmente expressos em imagens e textos em uma representação virtual, o meio digital oferece suporte importante para a visualização e interação com o espaço planejado. Assim, o objetivo deste trabalho é a visualização e avaliação da iluminação pública com auxílio de uma interface virtual e equipamentos auxiliares. Para este trabalho, optou-se pela fotogrametria aérea para refinamento e adequação de dimensões de uma praça na cidade de João Pessoa/PB. Durante o processo de modelagem, o registro arquitetônico da área urbana pode ser feito por diversos métodos, desde modelagem a partir de softwares de modelagem, até medições in loco, considerando as informações disponíveis, como plantas baixas e fotografias. Após a modelagem, há a produção de cenários de iluminação a partir do software Enscape para posterior avaliação dos usuários. Assim, buscou-se determinar se os ambientes virtuais iluminados artificialmente, poderiam ser validados de alguma maneira e refletidos em uma possível replicação no ambiente real e físico.
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