A tecnologia BIM como ferramenta de ensino de conforto ambiental: análise da incidência solar nas aberturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6089

Palavras-chave:

BIM, Aprendizagem, ArchiCAD, Análise solar, EcoDesigner STAR

Resumo

As análises ambientais envolvem fatores que influenciam diretamente no desempenho das edificações. A utilização da tecnologia BIM na busca por soluções arquitetônicas mais sustentáveis se tornou um dos temas mais relevantes do campo da construção civil. O ensino de arquitetura deve preparar os estudantes para lidar com questões ambientais ao passo que introduz novas tecnologias e inovações. O objetivo deste trabalho é demonstrar como o BIM pode auxiliar no ensino de conforto ambiental, a partir da realização de análises da incidência solar nas aberturas, demonstradas por meio de um experimento aplicado. O experimento foi realizado no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRGS. A metodologia utilizada seguiu os passos da design science research, com adaptações ao contexto local. No âmbito dessa metodologia, será apresentado o método proposto para a realização de análises da incidência solar em aberturas. Os resultados, obtidos por meio de artefatos e exercícios práticos, demonstram o potencial de aplicação do BIM no ensino de graduação do setor AEC. Além disto, a realização das análises permitiu que a avaliação das aberturas e a proposição de alterações fosse realizada durante a fase inicial de projetação, proporcionando maior assertividade nas soluções propostas.

Biografia do Autor

Dirceu de Oliveira Garcia Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Arquitetura no Programa de Pesquisa e Pós Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Substituto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

 

Angelica Paiva Ponzio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada no Departamento de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Maurício Carvalho Ayres Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunha. Professor Associado no Departamento de Arquietura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil).

Referências

KRYGIEL, E.; NIES, B. Green BIM: Successful Sustainable Design with Building Information Modeling. Indianapolis: Wiley Publishing Inc., 2008.

LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência energética na arquitetura. 3ª Ed. São Paulo, SP: PW Editores, 2014. Disponível em: https://labeee.ufsc.br/pt-br/publicacoes/livros. Acesso em: 07 abr. 2024.

McLENNAN, J. F. The Philosophy of Sustainable Design. Kansas: Ecotone, 2004.

EEDUS. Guia de Boas Práticas de Eficiência Energética de Habitações. 2021

CHEN, S. A green building information modelling approach: building energy performance analysis and design optimization. MATEC Web of Conferences, v. 169, p. 01004, 2018.

SACKS, R.; EASTMAN, C.; LEE, G.; TEICHOLZ, P. BIM Handbook: A Guide to Building Information Modeling for Owners, Designers, Engineers, Contractors, and Facility Managers. Third Edition. John Wiley & Sons, Inc., 2018.

BONOMOLO, M.; DI LISI, S.; LEONE, G. Building information modelling and energy simulation for architecture design. Applied Sciences, v. 11, n. 5, p. 2252, 4 mar. 2021.

GARCIA FILHO, D de O. Uso da tecnologia BIM como ferramenta de ensino em disciplinas de conforto ambiental nos cursos de graduação em Arquitetura brasileiros. 2024. 239 f. Dissertação (Mestrado em arquitetura no PROPAR) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024.

MARCH, S. T.; SMITH, G. F. Design and natural science research on information technology. Decision Suport Systems, v. 15, p. 251-266, 1995.

DRESCH, A.; LACERDA, D. P.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Grupo A, 2015. E-book. ISBN 9788582605530. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582605530/. Acesso em: 10 dez. 2022.

SUCCAR, B. 201in Competency Table (2.1). Zenodo, 2019. https://doi.org/10.5281/zenodo.2550442.

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Ensino de BIM: tendências atuais no cenário Internacional. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 6, n. 2, p. 67-80, dez. 2011.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

GARCIA FILHO, Dirceu de Oliveira; PONZIO, Angelica Paiva; TORRES, Maurício Carvalho Ayres. A tecnologia BIM como ferramenta de ensino de conforto ambiental: análise da incidência solar nas aberturas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6089. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6089. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.