Análise energética e ambiental da integração metroferroviária na logística de comércio eletrônico: estudo de caso no município de São Paulo

Autores

  • Pedro Henrique dos Santos Pereira Universidade de São Paulo
  • Gabriel Escola Politécnica da USP
  • Karin Regina de Castro Marins Escola Politécnica da USP

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6152

Palavras-chave:

Transporte de carga urbana, Sustentabilidade, Infraestrutura urbana, Suprimento Energético, Adensamento urbano

Resumo

Este estudo investiga alternativas mais sustentáveis ao transporte de carga urbano em São Paulo, considerando as perspectivas de adensamento urbano e a necessidade de ser reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Utilizando a infraestrutura metroferroviária para transportar a carga urbana relativa ao comércio eletrônico, este trabalho analisa o impacto energético e ambiental dessa solução frente ao modelo logístico tradicional baseado em caminhões (cenário controle). Processou-se dados operacionais de empresas transportadoras de mercadorias e da rede metroferroviária em ferramentas como Python e QGIS, para analisar o uso de vagões ociosos e dedicados, frente ao transporte rodoviário convencional. Os resultados mostram que o cenário de vagão ocioso é superior, consumindo cerca de 184 vezes menos energia e emitindo aproximadamente 104 vezes menos gases do efeito estufa que o cenário controle. Conclui-se que a alternativa de transporte é energética e ambientalmente viável, constituindo uma resposta inovadora para o contexto brasileiro, embora se destaque a necessidade de análises complementares que englobem impactos sociais e econômicos.

Biografia do Autor

Gabriel , Escola Politécnica da USP

Graduado em Engenharia Civil, com dupla formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atua em projetos e pesquisas na área de Mobilidade, Planejamento e Engenharia Urbanos. Atualmente é participante do Programa de Mestrado em Engenharia Civil (PPGEC) da Escola Politécnica da USP, com ênfase em Planejamento e Gestão de Cidades.

Karin Regina de Castro Marins, Escola Politécnica da USP

Professora Associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na especialidade Planejamento e Engenharia Urbanos. Pós-doutorado e Professor Visitante como Fulbright Visiting Scholar na Cátedra de Cidades Globais, na Marxe School of Public and International Affairs, Baruch College, City University of New York (2022). Orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP (CAPES 6), na Linha de Pesquisa de Gestão de Cidades. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2020. Editora-chefe de Urbanismo da Revista Ambiente Construído, desde 2020. Coordenadora associada do GT Urbano da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído ANTAC (2016 - 2020). Coordenadora do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana - SINGEURB 2019 (2019). Membro da Comissão Temporária de Mobilidade Urbana do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (2018 - 2020). Analista de planejamento em transportes urbanos e metropolitanos, junto à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU/SP (2003 2011). Possui livre-docência em planejamento e engenharia urbanos pela Escola Politécnica da USP, graduação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), especialização em gestão ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mestrado em engenharia de energia sustentável pelo Royal Institute of Technology (KTH) da Suécia (Bolsista STINT) e doutorado em arquitetura e urbanismo pela FAU USP. Também cursou pós-graduação em mobilidade urbana e meio ambiente no Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional, no Japão, como bolsista da JICA Agência de Cooperação Internacional do Japão. Em 2011, foi agraciada com o 2 lugar no Prêmio Jovem Cientista do CNPq, na temática de Cidades Sustentáveis. É Assessora Ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e revisora dos seguintes periódicos científicos: Transportes (ANPET), PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção (FEC UNICAMP), Urban, Planning and Transport Research (Taylor Francis), Journal of Urban Planning and Development (ASCE), Smart and Sustainable Built Environment (Emerald), Complexity (Hidawi), Sustainable Cities and Society (Elsevier), revista Pós FAUUSP, URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana e RAUSP (FEAUSP). Principais temas de pesquisa científica: sustentabilidade urbana, avaliação urbana na escala de bairros e perímetros de desenvolvimento urbano, adensamento urbano, morfologia urbana, caminhabilidade, sistemas energéticos urbanos, avaliações intersetoriais, instrumentos e políticas urbanas relacionados à microescala urbana e apoio à governança urbana.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

DOS SANTOS PEREIRA, Pedro Henrique; MAGGIO DE MORAES, Gabriel; DE CASTRO MARINS, Karin Regina. Análise energética e ambiental da integração metroferroviária na logística de comércio eletrônico: estudo de caso no município de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6152. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6152. Acesso em: 3 dez. 2024.

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