Análise energética e ambiental da integração metroferroviária na logística de comércio eletrônico: estudo de caso no município de São Paulo

Autores

  • Pedro Henrique dos Santos Pereira Universidade de São Paulo
  • Gabriel Escola Politécnica da USP
  • Karin Regina de Castro Marins Escola Politécnica da USP

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6152

Palavras-chave:

Transporte de carga urbana, Sustentabilidade, Infraestrutura urbana, Suprimento Energético, Adensamento urbano

Resumo

Este estudo investiga alternativas mais sustentáveis ao transporte de carga urbano em São Paulo, considerando as perspectivas de adensamento urbano e a necessidade de ser reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Utilizando a infraestrutura metroferroviária para transportar a carga urbana relativa ao comércio eletrônico, este trabalho analisa o impacto energético e ambiental dessa solução frente ao modelo logístico tradicional baseado em caminhões (cenário controle). Processou-se dados operacionais de empresas transportadoras de mercadorias e da rede metroferroviária em ferramentas como Python e QGIS, para analisar o uso de vagões ociosos e dedicados, frente ao transporte rodoviário convencional. Os resultados mostram que o cenário de vagão ocioso é superior, consumindo cerca de 184 vezes menos energia e emitindo aproximadamente 104 vezes menos gases do efeito estufa que o cenário controle. Conclui-se que a alternativa de transporte é energética e ambientalmente viável, constituindo uma resposta inovadora para o contexto brasileiro, embora se destaque a necessidade de análises complementares que englobem impactos sociais e econômicos.

Biografia do Autor

Gabriel , Escola Politécnica da USP

Graduado em Engenharia Civil, com dupla formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atua em projetos e pesquisas na área de Mobilidade, Planejamento e Engenharia Urbanos. Atualmente é participante do Programa de Mestrado em Engenharia Civil (PPGEC) da Escola Politécnica da USP, com ênfase em Planejamento e Gestão de Cidades.

Karin Regina de Castro Marins, Escola Politécnica da USP

Professora Associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na especialidade Planejamento e Engenharia Urbanos. Pós-doutorado e Professor Visitante como Fulbright Visiting Scholar na Cátedra de Cidades Globais, na Marxe School of Public and International Affairs, Baruch College, City University of New York (2022). Orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP (CAPES 6), na Linha de Pesquisa de Gestão de Cidades. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, desde 2020. Editora-chefe de Urbanismo da Revista Ambiente Construído, desde 2020. Coordenadora associada do GT Urbano da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído ANTAC (2016 - 2020). Coordenadora do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana - SINGEURB 2019 (2019). Membro da Comissão Temporária de Mobilidade Urbana do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (2018 - 2020). Analista de planejamento em transportes urbanos e metropolitanos, junto à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU/SP (2003 2011). Possui livre-docência em planejamento e engenharia urbanos pela Escola Politécnica da USP, graduação em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP), especialização em gestão ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP, mestrado em engenharia de energia sustentável pelo Royal Institute of Technology (KTH) da Suécia (Bolsista STINT) e doutorado em arquitetura e urbanismo pela FAU USP. Também cursou pós-graduação em mobilidade urbana e meio ambiente no Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Regional, no Japão, como bolsista da JICA Agência de Cooperação Internacional do Japão. Em 2011, foi agraciada com o 2 lugar no Prêmio Jovem Cientista do CNPq, na temática de Cidades Sustentáveis. É Assessora Ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e revisora dos seguintes periódicos científicos: Transportes (ANPET), PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção (FEC UNICAMP), Urban, Planning and Transport Research (Taylor Francis), Journal of Urban Planning and Development (ASCE), Smart and Sustainable Built Environment (Emerald), Complexity (Hidawi), Sustainable Cities and Society (Elsevier), revista Pós FAUUSP, URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana e RAUSP (FEAUSP). Principais temas de pesquisa científica: sustentabilidade urbana, avaliação urbana na escala de bairros e perímetros de desenvolvimento urbano, adensamento urbano, morfologia urbana, caminhabilidade, sistemas energéticos urbanos, avaliações intersetoriais, instrumentos e políticas urbanas relacionados à microescala urbana e apoio à governança urbana.

Referências

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS [ONU]. ONU: mais de 70% da população mundial viverá em cidades até 2050. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/62293-onu-mais-de-70-da-populacao-mundial-vivera-em-cidades-ate-2050. Acesso em: 13 maio 2024.

ANUÁRIO CNT DO TRANSPORTE. Anuário CNT do Transporte: Estatísticas Consolidadas. Brasília, 2022. Disponível em: https://anuariodotransporte.cnt.org.br/2022/. Acesso em 20 fevereiro 2024.

DE MELO CRUZ, Wander Luis. Crescimento do e-commerce no Brasil: desenvolvimento, serviços logísticos e o impulso da pandemia de Covid-19. GeoTextos, 2021.

ESCURSELL, Sílvia; LLORACH-MASSANA, Pere; RONCERO, M. Blanca. Sustainability in e-commerce packaging: A review. Journal of cleaner production, v. 280, p. 124314, 2021.

GOMES, A. C., DE LIMA JUNIOR, F. B., SOLIANI, R. D., DE SOUZA OLIVEIRA, P. R., DE OLIVEIRA, D. A., SIQUEIRA, R. M., MACÊDO, J. J. S. Logistics management in e-commerce: challenges and opportunities. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 5, p.

EVANS, J. E. et al. Transit oriented development. Transit Cooperative Research Program (TCRP) Report, v. 95, 2007.

CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA [CEPA]. Transporte Urbano. Disponível em: http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/urbano.htm Acesso em 28 nov. 2023.

MONTMORENCY, T. et al. PLANEJAMENTO URBANO E TRANSPORTE URBANO DE CARGA: INVESTIGAÇÃO DE MODELOS DE INTEGRAÇÃO E APLICAÇÃO DO MODELO. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-24082016-082153/publico/ThiagoCanhosMontmorencySilvaCorr16.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2024.

SUZUKI, H.; CERVERO, R.; IUCHI, K. Transforming cities with transit: Transit and land-use integration for sustainable urban development. World Bank Publications, 2013.

LEONARDO, R.; FUERTH. O e-commerce e a integração logística no transporte de carga expressa. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos07/1364_Artigo_SEGET.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.

HESSE, M. City logistics. network modelling and intelligent transport systems. Journal of Transport Geography, v. 10, p. 158-159, 2002.

VILLA, R.; MONZÓN, A. A Metro-Based System as Sustainable Alternative for Urban Logistics in the Era of E-Commerce. Sustainability, v. 13, n. 8, p. 4479, 16 abr. 2021.

DE LANGHE, K. et al. How to make urban freight transport by tram successful? Journal of Shipping and Trade, v. 4, n. 1, dez. 2019.

CUI, Jianqiang; DODSON, Jago; HALL, Peter V. Planning for urban freight transport: An overview. Transport Reviews, v. 35, n. 5, p. 583-598, 2015.

PIETRZAK, O.; PIETRZAK, K. Cargo tram in freight handling in urban areas in Poland. Sustainable Cities and Society, v. 70, p. 102902, jul. 2021.

BOARNET, Marlon G.; COMPIN, Nicholas S. Transit-oriented development in San Diego County: The incremental implementation of a planning idea. Journal of the American Planning Association, v. 65, n. 1, p. 80-95, 1999.

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO [METRO]. Características – Metrô. Disponível em: https://www.metro.sp.gov.br/pt_BR/obras/linha-15-prata/caracteristicas#:~:text=Largura%20das%20portas%3A%201%2C600%20mm. Acesso em: 18 nov. 2023.

CHAUAR, G. T. B. Conceito de Nível de Serviço para Avaliação de Transporte Público. Notas Técnicas. São Paulo: Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 1979.

COMPANHIA DO METROPOLITANO DE SÃO PAULO [METRO]. Institucional – Metrô. Disponível em: https://www.metro.sp.gov.br/metro/institucional/ #:~:text=A%20rede%20metrovi%C3%A1ria%20da%20cidade. Acesso em: 30 maio 2024.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Mapa dos Transportes Metropolitanos. Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Disponível em: https://www.stm.sp.gov.br/. Acesso em 28 maio 2024.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO [PMSP]. Lei nº 17.975 de 8 de julho de 2023. Dispõe sobre a revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, São Paulo.

COUTO, M. Centro de distribuição Mercado Livre: o que é, onde fica e como funciona? Disponível em: https://www.nuvemshop.com.br/blog/centro-de-distribuicao-mercado-livre/. Acesso em: 24 jun. 2023.

GESTÃO URBANA. Prefeitura do Município de São Paulo. Plataforma GeoSampa. Disponível em: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/noticias/geosampa-veja-a-cidade-de-sao-paulo-em-3d/. Acesso em: 30 maio 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS [ABRAS]. Palete PBR-1 Versão 2019. ABRAS. Disponível em: https://www.abras.com.br/palete-pbr/palete-pbr-1-versao-2019. Acesso em: 30 maio 2024.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA [EPE]. Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2022. Brasília, 2022 Disponível em: https://dashboard.epe.gov.br/apps/anuario-livro/. Acesso em: 27 novembro 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

DOS SANTOS PEREIRA, Pedro Henrique; MAGGIO DE MORAES, Gabriel; DE CASTRO MARINS, Karin Regina. Análise energética e ambiental da integração metroferroviária na logística de comércio eletrônico: estudo de caso no município de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6152. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6152. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.