Realidade Virtual como ambiente para o ensino de sistemas e materiais construtivos
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6239Palavras-chave:
Realidade Virtual, Ensino, Tecnologias da construção, Sistemas construtivosResumo
A Realidade Virtual (RV) tem sido explorada nas práticas de ensino, podendo-se destacar seu uso em cursos de Arquitetura e Urbanismo. Porém, essas aplicações não são igualmente exploradas nas diferentes disciplinas, havendo lacunas naquelas voltadas às tecnologias da construção. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar a aplicação da RV no ensino de sistemas e materiais construtivos em uma disciplina de Arquitetura e Urbanismo, no intuito de contribuir para melhor entendimento dos assuntos abordados em sala de aula. A metodologia incluiu: 1. pesquisa bibliográfica; 2. definição de plano de ação para realização da experiência didática; 3. organização e aplicação do exercício; 4. registro e conclusões quanto aos resultados. A experiência didática abordou o uso da RV para visualização e interação com determinado sistema construtivo, considerando a imersão e manipulação de modelos 3D. O exercício contribuiu com uma vivência similar à prática construtiva, a partir de uma atividade interativa com uso da RV. Embora promissor, foram identificados os seguintes desafios: limitações no uso dos software e equipamentos, além da curva de aprendizado para seu manuseio.
Referências
LIMA, M.S et. al. Systematization of Scientific Production of Extended Reality in Teaching and Design Process in Architecture and
Urbanism. XXVII SIGraDi Conference 2023, Punta del Este, Maldonado, Uruguai. CuminCAD, p.1397-1408, 2023
SELVAPRASANTH, P.; KARTHIGAIPRIYA, T.; JOHN, J. Adoption of Virtual Reality in Construction Projects. Journal of University of
Shanghai for Science and Technology, [s. l.], v. 23, p. 476–490, 2021.
PURUSHOTTAM, K et al. A Review on Virtual Reality and Augmented Reality in Architecture, Engineering and Construction Industry.
International Journal for Modern Trends in Science and Technology, [s. l.], v. 7, p. 28–33, 2021.
DAVILA DELGADO, M. et al. A research agenda for augmented and virtual reality in architecture, engineering and construction.
Advanced Engineering Informatics, [s. l.], v. 45, p. 101122, 2020.
BERG, L. P.; VANCE, J. M. An Industry Case Study: Investigating Early Design Decision Making in Virtual Reality. Journal of
Computing and Information Science in Engineering, [s. l.], v. 17, n. 011001, 2016. Disponível em: https://
doi.org/10.1115/1.4034267. Acesso em: 31 de maio de 2024.
SILVA, G. L., GROETELAARS, N. J.. Uso de modelos BIM em realidade virtual e aumentada: Panorama de aplicações e ferramentas.
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3, p.1–13, 2021 https://
doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.565
SAMI UR REHMAN, M.; ABOUELKHIER, N.; SHAFIQ, M. T. Exploring the Effectiveness of Immersive Virtual Reality for Project
Scheduling in Construction Education. Buildings, [s. l.], v. 13, n. 5, p. 1123, 2023. Disponível em: https://
www.mdpi.com/2075-5309/13/5/1123. Acesso em: 31 de maio de 2024.
BORGES, R.M.S. Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM. 2022. 240 f.
Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará,
Fortaleza, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/66044. Acesso em: 24 de maio de 2024