CONSERVAÇÃO E SEGURANÇA DO ESTOQUE EDIFICADO NAS ÁREAS CENTRAIS DA CIDADE

Autores

  • Giulia Kny Escola de Engenharia UFRGS
  • Inês Martina Lersch Faculdade de Arquitetura UFRGS
  • Luiz Carlos Pinto da Silva Filho Escola de Engenharia UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.706

Palavras-chave:

Conservação das edificações, Vulnerabilidade urbana, Segurança do ambiente construído

Resumo

Apesar de sua importância para a resiliência urbana e sustentabilidade, muitas áreas centrais de cidades brasileiras estão enfrentando desafios crescentes relacionados à obsolescência do ambiente construído. Nesse contexto, o artigo visa contribuir para o entendimento do atual estado de conservação dos edifícios da Avenida Senador Salgado Filho no centro de Porto
Alegre/RS, através de inspeção visual das fachadas e investigação quanto à apresentação dos documentos técnicos legalmente exigidos para atestar sua segurança. A análise dos dados demonstra evidências de riscos significativos para os usuários devido à escassez de procedimentos adequados de manutenção e conservação predial. Além disso, aspectos como a altura, a idade avançada das edificações e o perfil de usuários, associados ao quadro de depreciação imobiliária, acentuam a vulnerabilidade frente aos desastres urbanos. Os resultados apontam para a necessidade urgente de buscar soluções que possam garantir a segurança e promover a qualidade e o bom uso do ambiente construído nas áreas centrais da cidade.

Referências

KNY, G. O desafio da conservação do estoque edificado no centro histórico de Porto Alegre: um olhar a partir das edificações da avenida Senador Salgado Filho. 2019. 134 f. Trabalho de Diplomação (Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

OLIVEIRA, C. S. P. Análise crítica de experiências e discussão de estratégias para implementação de leis de inspeção de elementos de fachada. 2013. 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PACHECO, L.S. Contribuição ao estudo de sistemas de inspeção e conservação predial: levantamento de boas práticas e identificação de padrões de deterioração com base na análise de dados de laudos de inspeção. 2017. 176 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) -Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

UN HABITAT. Housing at the centre of the new urban agenda. United Nations Human Settlements Programme, Housing & slum upgrading branch, 2015. Disponível em: <https://unhabitat.org/housing-at-the-centre-of-the-new-urban-agenda/>. Acesso em: jun. 2019.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

KNY, Giulia; LERSCH, Inês Martina; PINTO DA SILVA FILHO, Luiz Carlos. CONSERVAÇÃO E SEGURANÇA DO ESTOQUE EDIFICADO NAS ÁREAS CENTRAIS DA CIDADE. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.706. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/706. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.