SIMULAÇÃO DAS CONDIÇÕES TÉRMICAS DE PRÉDIO ESCOLAR EM BELO HORIZONTE (MG)

Autores

  • Wesley C. Silva Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
  • Clarice C. Diniz CEFET-MG
  • Raquel D. Oliveira CEFET-MG, Departamento de Engenharia Civil (DEC) e DEM
  • Frederico R. S. Lima CEFET-MG, DEM

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.736

Palavras-chave:

Conforto térmico, Simulação computacional, Ventilação natural, Escola

Resumo

As condições de conforto térmico propiciadas em um ambiente podem impactar na satisfação de um indivíduo e, consequentemente, na execução de tarefas e produtividade. Nesse sentido, o presente estudo objetivou analisar as condições de conforto térmico do prédio principal escolar, naturalmente ventilado, do CEFET, situado em Belo Horizonte (MG). As condições térmicas do edifício foram simuladas com auxílio do software Design Builder®, em diferentes horas do dia, durante um ano de referência. Os resultados mostraram um percentual médio de horas anual de desconforto por calor de 69%, no primeiro pavimento, de acordo com a faixa de conforto adaptativa da ASHRAE 55/2017. Os resultados obtidos poderão referendar estratégias passivas e/ou ativas para a tomada de decisões em futuras ações de melhoria dos espaços analisados ou de empreendimentos similares.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

SILVA, Wesley C.; DINIZ, Clarice C.; OLIVEIRA, Raquel D.; LIMA, Frederico R. S. SIMULAÇÃO DAS CONDIÇÕES TÉRMICAS DE PRÉDIO ESCOLAR EM BELO HORIZONTE (MG). In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.736. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/736. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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