ANÁLISE DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALA DE AULA EM VITÓRIA-ES

Autores

  • Yulli R. Mapelli-basilio Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Andréa Laranja Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.743

Palavras-chave:

Iluminação Natural, Escola, Simulação Computacional

Resumo

O conforto visual no ambiente interno é considerado bastante relevante por ser fator imprescindível no bem estar e aprendizagem em ambientes escolares. Desta forma esta pesquisa tem como objetivo analisar a disponibilidade de iluminação natural em sala de aula em Vitória-ES. Na metodologia foram feitas simulações com o software TropLux, para as tipologias de céus padrões da CIE: Céu 3 (encoberto), Céu 7 (parcialmente nublado) e Céu 12 (claro), orientação Nordeste. Foram feitas análises com relação aos percentuais das UDIs (Useful Daylight Illuminances) e uniformidade de acordo com a ABNT. Quanto às UDIs, as análises foram feitas para todos os dias do ano, de 7h às 17h. No que se refere à uniformidade esta foi analisada no dia 21 de cada mês (janeiro a dezembro) nos horários de 8h, 10h, 12h, 14h e 16h, conforme sugere a NBR 15215-4 (ABNT, 2005). Os resultados das simulações mostram que, para Céu 7 e Céu 12, 75% das horas simuladas caracterizam-se com iluminação natural satisfatória (500<E<2.000lx). No que se refere à uniformidade foi nos Céus 7 e 12 nos horários simulados de 10 e 12h que se observou os melhores resultados, quando a marquise existente consegue garantir o sombreamento e reduzir o ofuscamento.

Referências

______. NBR 15215-4: Iluminação Natural – Parte 4: Verificação experimental das condições de iluminação interna de edificações – Método de medição. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

______. NBR CIE 8995-1: Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: interior. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.

CABÚS, Ricardo. Validação do programa troplux. Anais…Alagoas: ENCAC, ELACAC, 2005.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. 2011. Arquitetura Escolar: O projeto do ambiente de ensino.

São Paulo: oficina de textos. São Paulo. 2011.

LARANJA, A. C. Parâmetros urbanos e a disponibilidade de iluminação natural no ambiente interno. 2010. 285 f. Tese Doutorado. PPGAU, UFRJ, Rio de Janeiro, 2010.

MERESI, A. Evaluating daylight performance of light shelves combined with external blinds in south-facing classrooms in Athens, Greece. Energy and Buildings, v. 116, p.190-205, 2016.

MICHAEL, Aimilios; HERACLEOUS. Assessment of natural lighting performance and visual comfort o educational architecture in Southern Europe: The case of typical educational school premises in Cyprus. Energy and Buildings, 140, p. 443–457. 2017.

NABIL, A.; MARDALJEVIC, J. Useful daylight illuminances: A replacement for daylight factors. Energy and Buildings, London: Elsevier, v.38, p. 1343-1348, 2006.

NASCIMENTO, Gúliti Ricardo Fagundes. A saúde vista com outros olhos: Iluminação Hospitalar. Revista SUSTINERE. V.7, n. 2, p. 401-413, jul-dez. Rio de Janeiro. 2019.

YAO, Qi; CAI,Wenjing; LI, Min; HUC, Zhiguo; XUE, Peng; DAI, Qi. Efficient circadian daylighting: A proposed equation, experimental validation, and the consequentimportance of room surface reflectance. Energy & Buildings, 210 (2020).

Zapata González, L.J; Quiceno Hoyos, A.; Arteaga Botero, M.T. Evaluación lumínica de los ambientes pedagógicos de la Universidad Católica de Manizales, Colombia.

Arquetipo (13), Jul- Dez, p. 157 - 178. 2016.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

MAPELLI-BASILIO, Yulli R.; LARANJA, Andréa. ANÁLISE DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALA DE AULA EM VITÓRIA-ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.743. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/743. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.