ILUMINAÇÃO NATURAL NO PROCESSO DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES

Autores

  • Yulli Mapelli-basilio Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Andréa Laranja Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.804

Palavras-chave:

Iluminação Natural, Escolas, Processo de Projeto, Dinâmica da Luz

Resumo

Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado que apresenta uma discussão a acerca da inserção da iluminação natural no processo de projeto. Dentre as questões investigadas nesta dissertação, esta pesquisa se limita à discussão da qualidade dos ambientes de ensino, dentre eles, especificamente a respeito da abordagem da iluminação natural nos projetos arquitetônicos. O objetivo é estabelecer critérios para inserção da iluminação natural no processo de projeto de espaços educacionais. Para tanto a metodologia foi desenvolvida em duas partes. A primeira parte compreende pesquisa de referências que apontam a necessidade da inserção da iluminação no processo projetual, sendo identificados “termos chaves” denominados como “categorias”, que pudessem ser utilizadas como matriz para a confecção de critérios, relacionados à iluminação natural, e desta forma aplicados no processo projetual. Como conclusão foram detectadas quatro categorias a serem consideradas no processo de projeto ao se fazer uso da iluminação natural, sendo elas, desempenho luminoso da edificação, eficiência energética da edificação, integração de ambiente interno e externo, e por fim estética e dinâmica da luz natural. Estas categorias permitiram a criação de um checklist, o qual sugere critérios que devem ser contemplados no processo de projeto de espaços educacionais.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

MAPELLI-BASILIO, Yulli; LARANJA, Andréa. ILUMINAÇÃO NATURAL NO PROCESSO DE PROJETO DE EDIFICAÇÕES ESCOLARES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.804. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/804. Acesso em: 22 dez. 2024.

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