ANÁLISE DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALA DE AULA EM VITÓRIA-ES

Autores

  • Yulli R. Mapelli-basilio Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Andréa Laranja Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.743

Palavras-chave:

Iluminação Natural, Escola, Simulação Computacional

Resumo

O conforto visual no ambiente interno é considerado bastante relevante por ser fator imprescindível no bem estar e aprendizagem em ambientes escolares. Desta forma esta pesquisa tem como objetivo analisar a disponibilidade de iluminação natural em sala de aula em Vitória-ES. Na metodologia foram feitas simulações com o software TropLux, para as tipologias de céus padrões da CIE: Céu 3 (encoberto), Céu 7 (parcialmente nublado) e Céu 12 (claro), orientação Nordeste. Foram feitas análises com relação aos percentuais das UDIs (Useful Daylight Illuminances) e uniformidade de acordo com a ABNT. Quanto às UDIs, as análises foram feitas para todos os dias do ano, de 7h às 17h. No que se refere à uniformidade esta foi analisada no dia 21 de cada mês (janeiro a dezembro) nos horários de 8h, 10h, 12h, 14h e 16h, conforme sugere a NBR 15215-4 (ABNT, 2005). Os resultados das simulações mostram que, para Céu 7 e Céu 12, 75% das horas simuladas caracterizam-se com iluminação natural satisfatória (500<E<2.000lx). No que se refere à uniformidade foi nos Céus 7 e 12 nos horários simulados de 10 e 12h que se observou os melhores resultados, quando a marquise existente consegue garantir o sombreamento e reduzir o ofuscamento.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

MAPELLI-BASILIO, Yulli R.; LARANJA, Andréa. ANÁLISE DE ILUMINAÇÃO NATURAL EM SALA DE AULA EM VITÓRIA-ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.743. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/743. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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