AVALIAÇÃO COMPARATIVA DE LUZ NATURAL NO AMBIENTE DE SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.760Palavras-chave:
Luz natural, Softwares de simulação, Sala de aula, Consumo responsávelResumo
A demanda energética atual e a preocupação em diminuir o crescente consumo energético, têm servido de mote para o estudo da eficiência energética em edifícios educacionais, projetados para abrigar uma forma de ensino que vem passando por transformações significativas, incrementando e sobrecarregando instalações elétricas obsoletas. A iluminação natural mostra-se como uma alternativa, pois além de trazer economia para a edificação, bem-estar dos usuários e benefícios à saúde, por corroborar com o ciclo circadiano, também apresenta-se como referência de qualidade para o índice de reprodução de cores. O presente trabalho é fruto da pesquisa de iniciação científica que se encontra como estágio “em formação”, e tem como objetivo avaliar a iluminação natural de uma sala de projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizada em um premiado edifício modernista da década de 50, buscando melhor aproveitar esse recurso. Para tal, foram utilizados softwares de simulação, de forma comparativa, medindo fatores ligados à iluminância. Além disso, analisou-se a eficiência de prateleiras de luz como instrumento de melhoria da qualidade de luz natural no ambiente.
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