IMPACTO DO USO DE CORTINAS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TEMPO DE REVERBERAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Cristina Yukari Kawakita Ikeda Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)
  • Fulvio Vittorino Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)
  • Marcelo de Mello Aquilino Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)
  • Rosaria Ono Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP)

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.765

Palavras-chave:

tempo de reverberação, sala de aula, simulação acústica

Resumo

Normalmente, adota-se um único valor de cada descritor acústico para toda a sala de aula, a fim de se caracterizar as condições de reverberação desse ambiente. Em escolas existentes o uso de cortinas é um mecanismo de baixo custo para tentar corrigir eventuais valores trazendo esses parâmetros para faixas aceitáveis. A presente pesquisa enfocou a distribuição espacial do parâmetro tempo de reverberação em salas de aula com cortinas abertas e fechadas. A ferramenta utilizada para estimar o comportamento do som foi a simulação computacional através do software Odeon. Os modelos da sala de aula foram ajustados utilizando-se tempos de reverberação medidos nas salas reais. Para as salas de aula, foram estudadas duas configurações de janelas fechadas: cortinas abertas e fechadas. O impacto do uso das cortinas sobre o valor do tempo de reverberação é variável em função da frequência. O seu uso não melhora significativamente a homogeneidade da distribuição do tempo de reverberação nesse ambiente.

Referências

BRÜEL & KJæR. DIRAC Room Acoustics Software Type 7841, User Manual: Version 6.0, Dinamarca, 2013.

CHRISTENSEN, C.L.; RINDEL, J.H. Predicting Acoustics in Class Rooms. Anais: INTER NOISE 2005, Rio de Janeiro, 2005.

DFES, GREAT BRITAIN DEPARTMENT FOR EDUCATION AND SKILLS. Acoustic design of schools: a design guide (Building bulletin 93), Stationery Office, 2003.

GUEDES, T.A.; MARTINS, A.B.T.; ACORSI, C.R.L., JANEIRO, V. Projeto de ensino aprender fazendo estatística, 2005.

IKEDA, C.Y.K. Determinação de faixas de operação de parâmetros acústicos para avaliação da qualidade sonora de salas de aula. 2018. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-15012019-162548/en.php>. Acesso em: 26 jun. 2019.

INTERNATIONAL ONGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 3382-1: Acoustics –Measurement of room acoustic parameters – Part 1: Performance spaces. Suíça, 2009.

ODEON A/S: Odeon. Versão 10.02 Combined. Dinamarca: 2009.

ODEON A/S. ODEON Room Acoustics Software. User’s Manual. Version 14. Lyngby. 2018.

RINDEL, J.H. Room acoustic prediction modelling. Anais: XXIII ENCONTRO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ACÚSTICA, Salvador, 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

IKEDA, Cristina Yukari Kawakita; VITTORINO, Fulvio; AQUILINO, Marcelo de Mello; ONO, Rosaria. IMPACTO DO USO DE CORTINAS SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TEMPO DE REVERBERAÇÃO EM SALA DE AULA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.765. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/765. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.