PHOCT DE UMA UNIDADE HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL PELOS MÉTODOS DE SIMULAÇÃO E SIMPLIFICADO DO INI-R

Autores

  • Natália Marra Arquiteta Urbanista
  • Patrícia Sofal Arquiteta Urbanista
  • Roberta Souza Departamento TAU da UFMG
  • Ana Carolina Veloso Programa de PG Ambiente Construído da UFMG
  • Gabriel Spagnol Curso de Arquitetura e do Urbanismo da UFMG
  • Ana Luiza Sales Curso de Arquitetura e do Urbanismo da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.772

Palavras-chave:

Eficiência energética, RTQ-R, Simulação computacional, EnergyPlus, INI-R

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir para estudos de caso que comparam os métodos simplificado e de simulação, visando gerar melhores resultados a serem aplicados nas edificações. Para isso, os resultados do percentual de horas ocupadas em conforto térmico (PHOCt) foram comparados em uma unidade habitacional (UH) padrão de reassentamento urbano, implantada em Belo Horizonte, MG, pelos métodos de simulação e simplificado do INI-R - Instrução Normativa Inmetro para a Classe de Eficiência Energética de Edificações Residenciais. Foi utilizado o programa de simulação computacional Energy Plus, e analisados os ambientes de permanência prolongada da edificação em estudo. Os resultados alcançados demonstraram que, de modo geral, o método de simulação computacional gerou um maior percentual de horas ocupadas em conforto térmico para todos os ambientes analisados quando comparado ao método simplificado.

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-2. Desempenho térmico.

Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro, 2005.

BRASIL. Proposta de Instrução Normativa Inmetro para a Classe de Eficiência Energética de Edificações Residenciais. Centro Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações.

Florianópolis, 2018. Disponível em: <http://cb3e.ufsc.br/sites/default/files/2018-09-25-INI-R%20-%20Vers%C3%A3o02.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2019.

BRASIL. Regulamento Técnico da Qualidade para Nível de Eficiência Energética de Edificações Residenciais. 2012.

CARLO, Joyce Correna; LAMBERTS, Roberto. Parâmetros e métodos adotados no regulamento de etiquetagem da eficiência energética de edifícios – parte 2: método de simulação. 2010. 14 f. Tese (Doutorado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Universidade Federal de Viçosa, Florianópolis, 2010.

DIAS, Alice Rück Drummond; PEDRINI, Aldomar; CALADO, Bartira Freitas. Desempenho térmico da envoltória de edifícios na zona bioclimática 08: comparação entre os métodos de simulação e prescritivo do RTQ-R e o modelo de conforto adaptativo. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 11, nov. 2019.

FJP – Fundação João Pinheiro. Déficit habitacional no Brasil 2015, Belo Horizonte, 2018.

MELO, Ana Paula. Desenvolvimento de um método para estimar o consumo de energia de edificações comerciais através da aplicação de redes neurais. 2012. 187 f. Tese - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

PMBH, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Política Municipal de Habitação Popular, Belo Horizonte. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/urbel/proas-reassentamento. Acesso em maio de 2020.

SILVA, Beatrice Silveira da. Determinação do nível de eficiência energética do bloco A do campus Blumenau da UFSC através do programa procel edifica. 2019. 83f. Trabalho de conclusão de curso – Curso de engenharia de energia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019VELOSO, Ana Carolina Oliveira; SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; KOURY, Nicolau Nassar.

Comparação entre os métodos prescritivo e de simulação a partir de dados reais de consumo e ocupação. 2013. Conferência: XII Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído e VIII Encontro Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído, Brasília, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

MARRA, Natália; SOFAL, Patrícia; SOUZA, Roberta; VELOSO, Ana Carolina; SPAGNOL, Gabriel; SALES, Ana Luiza. PHOCT DE UMA UNIDADE HABITACIONAL DE INTERESSE SOCIAL PELOS MÉTODOS DE SIMULAÇÃO E SIMPLIFICADO DO INI-R. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.772. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/772. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.