AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM PRÉDIO EDUCACIONAL POR MEIO DE SIMULAÇÕES PARAMÉTRICAS

Autores

  • Tiago Quevedo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Ligia Abreu Instituto federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério Versage Instituto federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.811

Palavras-chave:

Eficiência Energética em Edificações, Simulações paramétricas, EnergyPlus, diretrizes construtivas

Resumo

As edificações educacionais são importantes para criar e perpetuar o ideal de eficiência energética e sustentabilidade. Ainda, podem ser responsáveis por mais de 10% do consumo total de energia em edificações. Considerando o impacto do consumo energético em edificações de ensino superior e a obrigatoriedade de edificação pública federal construída ou reformada a partir de 2014 de obter a etiqueta Procel/Edifica nível “A” de Eficiência Energética o objetivo deste trabalho é determinar medidas de eficiência energética por meio de simulações paramétricas para uma edificação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Serão analisadas estratégias de eficiência energética como absortâncias, percentuais de abertura, sombreamentos horizontais, fatores solar e transmitância térmica das paredes e coberturas, para que sua envoltória seja classificada com nível “A” de Eficiência Energética pelo novo método do Programa Brasileiro de Etiquetagem, Instrução Normativa Inmetro – Edificações Comerciais, de serviços e públicas (INI-C). Para os modelos propostos, as medidas a serem seguidas são a presença de sombreamento horizontal, percentuais de abertura de 30% e absortâncias de 0,3.

Referências

BEN. Balanço Energético Nacional 2019. Ano base 2018. EPE. Rio de Janeiro. 2019.

BRASIL. Instrução normativa n° 2, de 4 de Junho de 2014. Dispõe sobre regras para a aquisição ou locação de máquinas e aparelhos consumidores de energia pela Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nos projetos e respectivas edificações públicas federais novas ou que recebam retrofit. Lex: Diario Oficial da União, Brasília, 2014.

BRITO, A.C.P., BRITO, C.M.B., BORTOLOTTO, V.M., SILVA, C.F., AMORIM, C.N.D. O processo de projeto de edifício escolar: barreiras e perspectivas para o Conforto e a eficiência energética.

In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019, João Pessoa.

Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2019.

EIA: Energy International Agency. Disponivel em: https://www.iea.org/INMETRO. RTQ-C: Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos. Brasília, 2014.

INMETRO. RTQ-R: Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais. Brasília, 2014WANG, J. C. A study on the energy performance of school buildings in Taiwan. Energy & Buildings, v. 133, p. 810–822, 2016.

WRIGHT, T. S. A. Definitions and frameworks for environmental sustainability in higher education. v. 15, p. 105–120, 2002.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

QUEVEDO, Tiago; ABREU, Ana Ligia; MELO, Ana Paula; VERSAGE, Rogério. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM PRÉDIO EDUCACIONAL POR MEIO DE SIMULAÇÕES PARAMÉTRICAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.811. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/811. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.