ASPECTOS DE CONFORTO AMBIENTAL COMO RESPOSTA ÀS ALTERAÇÕES SENSORIAIS DOS EDUCANDOS COM TEA

Autores

  • Juliana Christiny Mello da Silva Mestranda; PROARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
  • Paula de Castro Brasil Doutora; Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO e UNILASALLE-RJ
  • Sylvia Meimaridou Rola Doutora; PROARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAU, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.844

Palavras-chave:

Arquitetura escolar, Autismo, Conforto ambiental, Integração sensorial

Resumo

Compreender as necessidades e características dos usuários da edificação de ensino é essencial para o desenvolvimento de projetos escolares qualificados para a prática do ensino-aprendizagem. A presente análise faz parte de uma pesquisa de mestrado acadêmico. A mesma constrói uma relação de aspectos de conforto ambiental, que precisam ser explorados nas soluções projetuais, direcionados a edifícios educacionais especializados no atendimento de educandos com transtorno do espectro do autista (TEA). O levantamento destes aspectos possui a finalidade de propor uma estrutura flexível a ser explorada durante todo o processo de projeto arquitetônico, traçando assim caminhos e estratégias de conforto ambiental que visam responder às particularidades existentes no processamento sensorial dos autistas. Tais averiguações são pertinentes visto o grande número de diagnósticos de autismo realizados a cada ano no Brasil e no mundo. Esta demanda contemporânea levanta diversos questionamentos sobre o modo como se tem projetado edificações de ensino. A partir das análises realizadas verifica-se que a arquitetura escolar impacta diretamente o comportamento e a progressão acadêmica dos autistas. Deste modo, compreender as necessidades desse usuário é essencial para a concepção de prédios escolares capazes de estimular adequadamente os seus sentidos e impulsionar seu desenvolvimento educacional.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

SILVA, Juliana Christiny Mello da; BRASIL, Paula de Castro; ROLA, Sylvia Meimaridou. ASPECTOS DE CONFORTO AMBIENTAL COMO RESPOSTA ÀS ALTERAÇÕES SENSORIAIS DOS EDUCANDOS COM TEA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.844. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/844. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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