O impacto da iluminação no conforto visual em escolas sensíveis aos autistas

um estudo bibliométrico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6013

Palavras-chave:

Arquitetura, Escola, Iluminação, Ritmo circadiano, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Resumo

A iluminação é um dos aspectos físicos do ambiente construído que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas, especialmente dos educandos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que apresentam hiperssensibilidade aos estímulos visuais, gerando impactos significativos na progressão acadêmica, comportamento e saúde desses estudantes. Este estudo possui como objetivo realizar uma análise bibliométrica abordando a temática da iluminação em ambientes de ensino, sua percepção e influência sobre o ritmo circadiano e qualidade de vida dos educandos com autismo, até janeiro de 2024. Foram identificados, em uma base de dados, os artigos relacionados ao tema proposto e analisados por meio dos softwares Excel e VOSviewer. A pesquisa reconheceu 1.038 artigos únicos e os resultados apontam para a existência de uma relação direta ou indireta entre os termos analisados. Observa-se também um crescimento significativo no número de publicações nos últimos anos, indicando uma tendência crescente de pesquisas científicas abordando essas temáticas. Essas produções enriquecem os projetos arquitetônicos e, assim, contribuem para a qualidade dos ambientes escolares direcionados aos autistas.

Biografia do Autor

Juliana Christiny Mello da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrado em Ciências em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Patrizia Di Trapano , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Sylvia Meimaridou Rola, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Paula de Castro Brasil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro

Doutora em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora e Coordenadora da Graduação do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

SILVA, Juliana Christiny Mello da; TRAPANO , Patrizia Di; ROLA, Sylvia Meimaridou; BRASIL, Paula de Castro. O impacto da iluminação no conforto visual em escolas sensíveis aos autistas: um estudo bibliométrico. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–16. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6013. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6013. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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