ANÁLISE DO POTENCIAL DE DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE BLOCOS CERÂMICOS
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.881Palavras-chave:
Resistência térmica, Inércia térmica, Transmitância térmica, Capacidade térmica, Material de construção, Blocos cerâmicos, Tijolos cerâmicosResumo
Com a norma brasileira ABNT NBR 15.575, de Edificações habitacionais — Desempenho, o setor da construção civil passou a observar mais atentamente todos os componentes utilizados na execução de alvenarias. Sendo assim, a escolha desse tipo de componente deve abranger diversos critérios de desempenho, dentre os quais o desempenho térmico, quando é comum surgirem dúvidas sobre qual tipologia adotar no universo de configurações e dimensões diferentes encontradas no mercado nacional. Nesse sentido, embora o desempenho térmico da edificação seja o resultado da interação de todos os elementos e componentes, a referida norma apresenta um método simplificado que permite verificar se as paredes externas e a cobertura atendem a um critério de desempenho “Mínimo”. Com base neste critério, este artigo foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar o potencial de desempenho de diferentes tipologias de blocos cerâmicos encontrados no atual mercado. Para isso, foram efetuados os cálculos de resistência térmica, transmitância e capacidade térmica, do componente bloco/tijolo, de diferentes tipologias, conforme a norma brasileira ABNT NBR 15.220-2 e resumidos em uma tabela comparativa. Concluiu-se que dois dos blocos avaliados atendem aos parâmetros de transmitância térmica e capacidade térmica sem a necessidade de acréscimo de revestimento.
Referências
AKUTSU, M. Método para avaliação do desempeno térmico de edificações no Brasil. 1998.
150f. Tese (Doutorado em arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP, São Paulo, 1998.
AKUTSU, M.; BRITO, A. C. D.; CHIEPE, C. P. O efeito da capacidade térmica e da resistência térmica de paredes no desempenho térmico de habitação na cidade de São Paulo. In: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2012, Juis de Fora. Anais... Juis de Fora: Antac, 2012.
ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica). Consulta geral a homepage oficial.
Disponível em: <https://www.anicer.com.br/>. Acesso em: 20 abr. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15220-2: Desempenho térmico de edificações Parte 2: Métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro, 2008.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15270-1: Componentes cerâmicos - Blocos e tijolos para alvenaria. Parte 1: Requisitos. Rio de Janeiro, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15575-4: Edificações habitacionais — Desempenho. Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas. Rio de Janeiro, 2013.
BRITO, A. C. Contribuição da inércia térmica na eficiência energética de edifícios de escritórios na cidade de São Paulo. 2015. 241f. Tese (Doutorado em engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2015.
CERÂMICA CITY. Pesquisa nos blocos cerâmicos produtos. Disponível em:<https://www.ceramicacity.com.br/bloco_ceramico/bloco-ceramico-produtos/>. Acessoem: 20 abr. 2020.
OBRAMAX. Pesquisa nos produtos. Disponível em: <https://www.obramax.com.br/tijolomacico-vermelho-225x105x5cm-89153015.html>. Acesso em: 20 abr. 2020.