AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO EM AMBIENTE ESCOLAR: COMPARAÇÕES ENTRE O MODELO ADAPTATIVO E RESPOSTAS DE SENSAÇÃO E PREFERÊNCIA TÉRMICA

Autores

  • Iara Nogueira Liguori Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Lucila Chebel Labaki Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC)

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.895

Palavras-chave:

Conforto Térmico, Método Adaptativo, Ambiente Escolar, Avaliação Térmica

Resumo

Determinar o conforto para o público infanto-juvenil é uma tarefa difícil, uma vez que as atuais normas e diretrizes regulamentam apenas para os usuários adultos. O Modelo Adaptativo (ASHRAE, 2017) é indicado para regiões com climas tropicais e ambientes naturalmente ventilados, mas não prevê critérios de avaliação para crianças e adolescentes. Dessa forma, este artigo tem como objetivo comparar respostas dos alunos em idade escolar com os resultados demonstrados pelo Modelo Adaptativo. Nesse intuito, foram aplicados questionários e colhidos dados de temperatura do ar, temperatura radiante média e velocidade média do ar durante 20 dias em duas escolas estaduais de Campinas/SP, com condição de calor e frio, totalizando 5164 votos de preferência e sensação térmica. Ao analisar os questionários ficou evidente que as escolas possuem deficiências para prover conforto térmico às crianças e adolescentes, e também foi observada uma subnotificação das horas de calor pelo Modelo Adaptativo.

Biografia do Autor

Iara Nogueira Liguori, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Arquiteta, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e
Cidade da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Lucila Chebel Labaki, Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC)

Professora da Universidade Estadual de Campinas(UNICAMP), Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura
e Urbanismo (FEC), Laboratório de Conforto Ambiental e Física Aplicada (LACAF). Rua
Saturnino de Brito, 224 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-889. Tel.: (19) 3521 2064.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

LIGUORI, Iara Nogueira; LABAKI, Lucila Chebel. AVALIAÇÃO DO CONFORTO TÉRMICO EM AMBIENTE ESCOLAR: COMPARAÇÕES ENTRE O MODELO ADAPTATIVO E RESPOSTAS DE SENSAÇÃO E PREFERÊNCIA TÉRMICA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.895. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/895. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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