EDIFICAÇÕES ESCOLARES ACESSÍVEIS: ASPECTOS PROJETUAIS PARA ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • Karla Alberini do Amaral Universidade Estadual de Maringá
  • Hugo Sefrian Peinado Câmara Brasileira da Indústria da Construção

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.906

Palavras-chave:

Arquitetura escolar inclusiva, TEA, DI

Resumo

Garantir a acessibilidade nas construções presentes e futuras é uma forma importante de inclusão social e de direito do indivíduo, sendo, portanto, a adequação de edifícios escolares um caminho imprescindível para a educação inclusiva de qualidade. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho consiste em identificar soluções projetuais para escolas que atenderão a pessoa com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa se deu com a revisão da literatura; estruturação de lista composta por tópicos que balizaram as entrevistas realizadas nos estudos de caso; entrevista com profissionais de psicologia de duas instituições que atuam na educação de pessoas com DI ou TEA; análise dos resultados obtidos e proposição de soluções para projetos de edificações escolares futuras. Após, foi possível indicar aspectos projetuais para essas escolas no quesito de acústica, iluminação, ventilação, texturas, espaços externos, mobiliários, segurança, simplicidade, clareza, controlabilidade, percepção dos usuários, flexibilidade de leiaute, espaço pessoal, espaço de retiro, disposição e tamanho dos ambientes.

Referências

CAMBIAGHI, S. S. Desenho Universal: Métodos e técnicas para arquitetos e urbanistas. São Paulo: Editora SENAC, 2012.

CRUZ, D. R. Arquitetura e espacialidade escolar para o aluno com deficiência intelectual: Percepção ambiental em escolas com atendimento educacional especializado em Juiz de Fora/ MG. Dissertação (Mestrado em Ambiente Construído) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2015.

DEMARTINI, J. Um olhar arquitetônico sobre centros de atenção psicossocial infantil: O caso do CAPSi de Cuiabá. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pessoas com Deficiência. Portal IBGE Educa, 2010.

KHARE, R.; MULLICK, A. Incorporating the behavioral dimension in designing inclusive learning environment for autism. International Journal of Architectural Research. vol. 3 n. 3. nov. 2009.

LAUREANO, C. J. B. Recomendações projetuais para ambientes com atendimento de terapia sensorial direcionados a crianças com autismo. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

NEUMANN, H. R. Projeto Acústico para transtornos sensoriais. São Paulo: Mackenzie, 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris: ONU, 1948.

POSAR, A.; VISCONTI, P. Sensory abnormalities in children with autismo spectrum disorder. Rio de Janeiro, Jornal de Pediatria, v. 94 n.4, p.342-350, 2018.

SANTOS, G. O autismo no Brasil. Portal da Assembleia Legislativa, São Paulo, 18, Mar, 2020.

VOGEL, C. L. Classroom Design for Living and Learning with Autism. Autism Asperger’s Digest. Mai/Jun. 2008.

MONTEIRO, J. A.; RODRIGUES, J. Os espaços externos como possibilidade de múltiplas experiências na Educação Infantil. Florianópolis, Revista Eletrônica editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação na Pequena Infância, v.17, n. 32 p. 264-278, 2015.

UNITED KINGDON. Department for Children, Schools and Families. Building Bulletin 102: Designing for Disabled Children and Children with Special Educational Needs, 2014.

______. Department for Education and Skills Building. Bulletin 77: Designing for Pupils with Special Educational Needs and Disabilities in Schools, 2005.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

AMARAL, Karla Alberini do; PEINADO, Hugo Sefrian. EDIFICAÇÕES ESCOLARES ACESSÍVEIS: ASPECTOS PROJETUAIS PARA ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.906. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/906. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.