INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE CO-DESIGN

Autores

  • Juliana Bambini Mandola Universidade Estadual de Londrina
  • Cesar Imai Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.965

Palavras-chave:

Co-Design, Habitação de Interesse Social, Projeto Participativo, Instrumentos

Resumo

A produção das Habitações de Interesse Social (HIS) no Brasil tem adotado o uso de projetos padronizados em larga escala, inclusive as mais recentes. Uma estratégia para conseguir entender as demandas dos usuários é envolvê-los nas etapas prévias ao projeto por meio de procedimentos de Programação e de Co-Design. Para que isso ocorra, é necessária a utilização de instrumentos e ferramentas que sejam compreendidas pelos leigos no desenvolvimento do projeto. O presente artigo tem como objetivo identificar na literatura os instrumentos utilizados no processo de Co-Design nos últimos anos. Este levantamento faz parte da pesquisa de mestrado em andamento da autora que, nesta etapa, visa apontar quais as vantagens e desvantagens do uso desses instrumentos. O método utilizado neste levantamento foi a revisão bibliográfica de artigos publicados nos últimos 10 anos (2010- 2019). O resultado é a demonstração das características desses instrumentos, assim como suas aplicações. A contribuição da pesquisa está na identificação do potencial e das limitações dessas estratégias no Co-Design. Com isso, espera-se compreender as demandas e as variações nos grupos sociais atendidos por programas habitacionais.

 

Referências

ALHUMAIDAN, H.; LO, K.O.Y.; SELBY, A. Co-Design of Augmented Reality Book for Collaborative Learning Experience in Primary Education. In: SAI Intelligent Systems Conference 2015, p. 427-430, London, UK, November, 2015.

AZUMA, M. H. Customização em massa de projeto de habitação de Interesse Social por meio de modelos físicos paramétricos. Tese Doutorado, 252 p. São Carlos, 2016.

BOTELHO, A. O urbano em fragmentos: a produção do espaço e da moradia pelas práticas do setor imobiliário. São Paulo: Annablume; Fapespe, 2007.

CAIXETA, M. C. B. F.; FABRÍCIO, M. M. Métodos e instrumentos de apoio ao codesign no processo de projeto de edifícios. Ambiente Construído, Porto Alegre, v.18, n.1, p. 111-131, jan/mar, 2018.

CATTANI, A. Protótipos e réplicas na representação da arquitetura. In: Arquiser Revista, v.3, p. 28-39, 2013.

CUPERSCHMID, A.; RUSCHEL, R.C.; FREITAS, M.R. Tecnologias que suportam Realidade Aumentada empregadas a Arquitetura e Construção. In: Cadernos do PROARQ Rio de Janeiro, p. 48-69, 2012.

DELIBERADOR, M. S.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. O jogo como ferramenta de apoio ao programa arquitetônico de escolas públicas. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, Campinas, SP, v.6, n.2, p. 85–102, jun. 2015.

DENG, Y.; ANTLE, A.N.; NEUSTAEDTER, C. Tango Cards: A Card-Based Design Tool for Informing the Design of Tangible Learning Games. School of Interactive Arts + Technology, Simon Fraser University. p. 695-704, Canada, 2013.

FABRÍCIO, M.M.; ORNSTEIN, S.W. (org.). Qualidade no Projeto de Edifícios. 274 p. São Carlos: RiMa Editora, ANTAC, 2010.

FERREIRA, G.G.; CALMON, P.; FERNANDES, A.S.A; ARAÚJO, S.M.V.G. Política Habitacional no Brasil: uma análise das coalizões de defesa do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social versus o Programa Minha Casas, Minha Vida. In: Revista Brasileira de Gestão Urbana, v.11, p. 1-15, 2019.

FREITAS, M. R.; RUSCHEL, R. C. Aplicação da Realidade Virtual e Aumentada em Arquitetura.

In: Arquiteturarevista, v.6, n.2, p. 127-135, julho-dezembro 2010.

FLORIO, W.; TAGLIARI, A. Modelos Físicos na Prática de Projeto de Edifícios: Uma experiência Didática. In: Revista Projetar – Projeto e percepção do Ambiente. V.2, n.2, Agosto 2017.

FLORIO, W.; TAGLIARI, A. Fabricação digital de maquetes físicas: tangibilidade no processo de projeto em Arquitetura. In: Exacta, v.9, n.1, p. 125-136, São Paulo, 2011.

GÜL, L. F. Studying gesture-based interaction on a mobile augmented reality application for co-design activity. Springer International Publishing AG, Springer Nature, v.12, n.2, p. 109-124, 2018.

HILDÉN, E.; OJALA, J.; VÄÄNÄNEN, K. Development of Context Cards: A Bus-Specific Ideation Tool for Co-Design Workshops. In: AcademicMindtrek, p.137-146, Tampere, Finland, September 2017.

JERALD, J. The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality. NextGen Interactions. 2016.

KIM, M.J.; WANG, X.; LOVE, P.E.D.; LI; H; KANG, S.-C. Virtual Reality for the Built Environment: A Critical Review of Recent Advances. In: ITcon, v.18, p. 279-305, 2013.

KIRNER, C.; KIRNER, T. Development of an Educational Spatial Game using an Augmented Reality Authoring Tool. In: International Journal of Computer Information Systems and Industrial Management Applications, v.3, p. 602-611, 2011.

KOHLER, T.; FUELLER, J.; MATZLER, K.; STIEGER, D. Co-Creation in Virtual Words: The Design of the User Experience. In: MIS Quarterly, v. 35, n.3, p. 773-788, Setembro 2011.

KOWALTOWSKI, D.C.C.K.; GRANJA, A.D. The concept of desired value as a stimulus for change in social housing in Brazil. In: Habitat International, v.35, p. 435-446, 2011.

KULIGA, S.F; THEASH, T.; DALTON, R.C.; HÖLSCHER; C. Virtual reality as an empirical research tool – Exploring user experience in a real building and a corresponding virtual model. In: Computers, Environment and Urban Systems, v.54, p.363-375. Elsevier, 2015.

LOPES, M.; SILVA, J.; DIAS, M.S. et al. Sistema de Realidade Aumentada para Apoio ao Projeto de Arquitetura. In: Atas da EPCG, 21º Encontro Português de Computação Gráfica. 8 p., fev 2014.

MALARD, M. L.; CONTI, A.; SOUZA; R.C.F.S.; CAMPOMORI, M.J.L. Avaliação Pós-Ocupação, Participação de Usuários e Melhoria de Qualidade de Projetos Habitacionais: uma abordagem fenomenológica. In: ABIKO, A. K.; ORNSTEIN, S. W. (Eds). Inserção Urbana e Avaliação Pós-Ocupação (APO) da Habitação de Interesse Social. São Paulo: ANTAC, p. 243-267, 2002.

MONTANER, J. M. Do diagrama às experiências, rumo a uma arquitetura de ação. Tradução Maria Luisa de Abreu Lima Paz. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2017.

NETO, A.; FERNANDES, D.C.; SAMPAIO, G.B. et al. A utilização de jogos eletrônicos e dispositivos de realidade virtual no ensino e na prática profissional da Arquitetura, Urbanismo e Design. In: Perspectivas Online: Humanas e Sociais Aplicadas. V.6, n.16, p. 15-22, 2016.

ONO, R.; ORNSTEIN, S.W.; VILLA, S.B.; FRANÇA; A.J.G.L. Avaliação pós-ocupação: na arquitetura, no urbanismo e no design: da teoria à prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2018.

QUINTAS, R. K. Ferramentas de Co-Design voltadas a moradores de habitação de interesse social. Tese Mestrado, 233f. Curitiba, 2016.

RODRIGUES, G. P.; PORTO, C. M. Realidade Virtual: Conceitos, Evolução, Dispositivos e Aplicações. In: Interfaces Científicas, v.01, n.03, p. 97-109, Aracaju, jun 2013.

RUBIN, G.R.; BOLFE, S.A. O desenvolvimento da habitação social no Brasil. In: Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36, n.2, p. 201-213. mai-ago 2014.

SANDERS, E. B.-N.; STAPPERS, P. J. Co-Creation and the new landscapes of design. In: CoDesign, v.4, n.1, p. 5-18, march 2008.

SEE, Z. S.; CHEOK, A. D. Virtual Reality 360 Interactive Panorama Reproduction Obstacles and Issues. Virtual Reality, v.19, n2, p. 77-81, Springer, 2015.

SIAU, K.; NAH, F.F.-H.; MENNECKE; B.E.; SCHILLER, S.Z. Co-Creation and Collaboration in a Virtual World: A 3D Visualization Design Project in Second Life. Journal of Database Management, v.21, n.4, p. 1-13, Out-Dez 2010.

SILTANEN, S.; OKSMAN, V.; AINASOJA, M. User-centered design of augmented reality interior design servisse. In: International Journal of Arts & Sciences, v.6, n.1, p. 547-563, 2013.

SOUZA, M. P.; IMAI, C.; AZUMA, M. H. Contribuições e limitações de modelos físicos e de realidade virtual na análise de projetos de HIS por usuários leigos. Gestão e Tecnologia de Projetos, São Carlos, v.13, n.3, p. 21-37, dez. 2018.

VAAJAKALLIO, K; MATTELMÄKI, T. Design games as a tool, a mindset and a structure. Aalto University publication. 2012.

VAL FIEL, M. Produmer e Impresión 3D: La democratización del processo creativo. In: Revista 180 – Arquitectura, arte, diseño. n.37, p. 17-22, Agosto 2016.

VAN LEEUWEN, J.P.; HERMANS, K.; et al. Effectiveness of Virtual Reality in Participatory Urban Planning. In: MAB’18, Beijing, China, p.128-136, 2019.

VILLA, S. B.; SARAMAGO, R.C.P.; GARCIA, L.C. Desenvolvimento de metodologia de avaliação pós-ocupação do programa minha casa, minha vida: aspectos funcionais, comportamentais e ambientais. In: IPEA Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, p. 1-52, Rio de Janeiro, 2016.

VILLA, S. B.; ORNSTEIN, S. W. Qualidade ambiental na habitação: Avaliação Pós-Ocupação.

São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

WÖLFEL, C; MERRITT, T. Method Card Design Dimensions: A Survey of Card-Based Design Tools.

14th International Conference on Human-Computer Interaction (INTERACT), p. 479-486, South Africa, Sep 2017.

Downloads

Publicado

04/11/2020

Como Citar

MANDOLA, J. B.; IMAI, C. INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE CO-DESIGN. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.965. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/965. Acesso em: 16 maio. 2024.