REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS NO PROCESSO DE COLABORAÇÃO EM PROJETOS

Autores

  • Juliana Bambini Mandola Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Gargantini Graton Universidade Estadual de Londrina
  • César Imai Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.958

Palavras-chave:

Processo de Projeto, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Realidade Mista, Projeto Colaborativo, Projeto Participativo, Co-Design

Resumo

Os ambientes virtuais têm sido instrumentos cada vez mais utilizados em processos de colaboração em projetos relacionados à Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Entretanto, para promover um maior engajamento dos usuários leigos nas tomadas de decisões, torna-se necessário a utilização de ferramentas que estimulem e incentivem sua participação nas etapas prévias do projeto. Devido à constante evolução da tecnologia, realizar uma análise destas ferramentas ao longo dos anos pode apresentar uma importante contribuição na prática projetual colaborativa. O objetivo deste artigo é analisar os estudos voltados à utilização de tecnologias de ambientes virtuais nos processos de colaboração em projeto nos últimos 10 anos através da Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Os resultados possibilitam analisar quais são as áreas de pesquisa, a evolução das publicações e a similaridade das palavras-chave. Por fim, são analisados os termos e conceitos utilizados referentes ao assunto abordado, contribuindo com discussões e recomendações para futuras pesquisas sobre a RSL.

Referências

LOUP-ESCANDE, E.; BURKHARDT; J.-M.; CHRISTMANN, O.; RICHIR, S. Needs’ elaboration between users, designers and project leaders: Analysis of a design process of a virtual realitybased software. Information and Software Technology, v. 56, n.8, p. 1049-1061, 2014.

MARINS, C. M.; BITTENCOURT, J. M. Co-conception Spaces: New Organizations to Support Participatory Projects. IEA 2018: Proceedings of the 20th Congress of the International Ergonomics Association, v. 824, p. 1989-1994, 2019.

MAURYA, S.; ARAI, K.; MORIYA; K. ARRIGHI, P. A.; MOUGENOT, C. A Mixed Reality Tool for EndUsers Participation in (Early) Creative Design Tasks. International Journal of Interactive Design and Manufacturing, v. 13, n.1, p. 163-182, 2019.

MOURA, A. C. M.; CAMPAGNA, M. Co-Design: digital tools for knowledge-building and decision-making in planning and design. DisegnareCON, v. 11, n. 20, june 2018.

SANDERS, E. B. N.; STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscape of design. Co-Design: International Journal of CoCreation in Design and the Arts, v. 4, n.1, p. 5-18, março 2018.

VAN LEEUWEN, J. P.; HERMANS, K.; JYLHÄ, A.; QUANJER, A. J.; NIJMAN, H. Effectiveness of Virtual Reality in Participatory Urban Planning. MAB’18, Beijing, p. 128-136, 2018.

VOORDT, T. J. M. V. D.; WEGEN, H. B. R. V. Arquitetura sob o olhar do usuário: programa de necessidades, projeto e avaliação de edificações. São Paulo: Oficina dos Textos, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

MANDOLA, Juliana Bambini; GRATON, Fernando Gargantini; IMAI, César. REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AMBIENTES VIRTUAIS NO PROCESSO DE COLABORAÇÃO EM PROJETOS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.958. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/958. Acesso em: 3 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.