REALOCAÇÃO DE CUSTOS EM UM COMPARTIMENTO DE UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: REALOCAÇÃO DE CUSTOS EM UM COMPARTIMENTO DE UMA HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.969Palavras-chave:
Realocação de custos, Habitação de Interesse Social, Programa Minha Casa Minha Vida, Metodologia de ValorResumo
Para melhorar as condições habitacionais do Brasil, o Governo Federal em exercício na época criou em março de 2009 o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). No entanto, tratando-se da Faixa 1 do Programa, consideradas Habitações de Interesse Social (HIS), existem muitas críticas em relação a falta de customização do projeto e não atendimento às necessidades dos usuários. Assim, a Metodologia de Valor (MV) pode ser utilizada como forma de aumentar o valor entregue aos usuários finais de HIS. Entretanto estudos anteriores pouco focaram na essência da MV: A Análise de Função (AF). O objetivo deste artigo é incluir a AF em uma aplicação da MV em um projeto de HIS. Para tanto, foi realizado um estudo de caso exploratório utilizando três passos do método proposto por Melo (2019) no banheiro de um projeto de HIS. Foram realocados R$684,25 de um quarto para o banheiro, permitindo a inclusão de duas funções secundárias: Armazenar roupa suja/utensílios de higiene e realizar cuidados de beleza. Após a realização do ciclo de realocações de custos, infere-se que através da MV e AF, é possível entregar um produto com maior valor para o cliente final sem necessariamente acarretar aumento de custos. (Pesquisa Científica, finalizada).
Referências
ABREU, R. C. L.. Análise de Valor – Um caminho criativo para a otimização dos custos e do uso dos recursos. Qualitymark. Rio de Janeiro, 1996.
ARAÚJO, C.S. et al. Requisitos de valor dos usuários de Habitações de Interesse Social no Rio Grande do Norte. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.
CARDOSO, A. L. O Programa Minha Casa, Minha Vida e seus efeitos territoriais. Rio de Janeiro:Letra Capital, 2013COOPER, R.; SLAGMULDER, R.. Target Costing and Value Engineering. Productivity. Institution of Management Accountants. IMA –Foundation for Applied Research. Portland OR, 1997.
CSILLAG, J.M. Análise do Valor. 4ª Edição ampliada e atualizada com novas tendências gerenciais. Atlas. São Paulo -SP, 1995.
DELL’ISOLA, A. Value Engineering: Practical Applications for Design, Construction, Maintenance and Operations. Kingston, Mass: RSMeans, 1997.
KAUFMAN, J.J.; SAVE International conference. http://www.valueeng.org//pdf_docs/monographs/FAbasics.pdf.
FERREIRA, J. S. W. Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano.
Parâmetros de qualidade para a implementação de projetos habitacionais e urbanos. São Paulo: LABHAB; FUPAM, 2012FERREIRA, G.D. Produção Habitacional, agentes e território: uma análise do PMCMV na RM Natal (2009-2014). 2016. 303 p. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Natal, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. 176 p. São Paulo: Atlas, 2002.
MALE, S; KELLY, J.. The economic management of construction projects: An evolving methodology. Habitat International. Volume 14, Issues 2-3, Pages 73-81. Special Issue UK-Japan Seminar on Construction Industry Research. 1990.
MELO, L. A. P. Método de realocação de custos por meio da análise de função em projetos da faixa 1 do PMCMV. 2019. 279p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28287>.
MIRON, L.I.G. Proposta de diretrizes para o gerenciamento dos requisitos do cliente em empreendimentos da construção. 2002. 150 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) –Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002MILES, L. D.. Techniques of Value Analysis and Engineering. Eleanor Miles Walker, 3rd edition, 1989.
MORAES, A. G.; PANDOLFO, A.; ROJAS, J. W. J.; SALLES, M.; PANDOLFO, L.; GUIMARÃES, J; REINEHR, R.. Avaliação e Comparação de obras de habitação de interesse social auxiliado por ferramenta computacional. Estudos Tecnológicos- Vol. 4, nº 2: 105-123, maio/agosto 2008. Rio Grande do Sul.
ROZENFELD, H.; AMARAL, D. C., TOLEDO, J. C., CARVALHO, J.. O processo de desenvolvimento de produtos. Fábrica do Futuro. Capítulo 6. v.13, n.2, 2003.
SAVE. Save International. Monograph: Function: Definition and Analysis. Outubro/1998.
SAVE. Value Methodology Glossary. SAVE International, 2017. Disponível em: <http://www.value-eng.org>.
SPAULDING, W. M.; BRIDGE, A.; SKITMORE, M.. The use of function analysis as basis of value, management in the Australian construction industry. Construction Management and Economics. Australia, 01/09/2005.
PEDRO, J. B. Programa habitacional: espaços e compartimentos. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 1999a.
PEDRO, J. B. Programa habitacional: habitação. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 1999b.