ANÁLISE CRÍTICA ENTRE DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES E O SISTEMA LEED FOR SCHOOLS – THE CRITICAL ANALYSIS BETWEEN BUILDING PERFOMANCE AND THE LEED FOR SCHOOLS

Autores

  • Aldo Ribeiro Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Teresa Gomes Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.973

Palavras-chave:

Norma de Desempenho, LEED for Schools, Manutenção, Durabilidade, Sustentabilidade

Resumo

Materiais e componentes que constituem os empreendimentos da construção civil devem apresentar um desempenho adequado, bem como satisfazer os principais requisitos que constituem o desenvolvimento sustentável (ambientais, sociais e econômicos). Nesse contexto, para os diferentes projetos as exigências dos usuários que assegurem segurança, habitabilidade e sustentabilidade são parâmetros fundamentais, visto que o desempenho das construções está correlacionado diretamente com a durabilidade e vida útil dos seus sistemas. Nesse sentido, a NBR 15575/2013 (Norma de Desempenho) e, paralelamente, os sistemas de certificação (mais especificadamente o LEED) são ferramentas que auxiliam os profissionais envolvidos em prol da construção sustentável. O presente trabalho objetiva efetuar uma análise acerca dessas ferramentas nas obras destinadas a implantação de ensino fundamental observando critérios relativos à manutenção, durabilidade e ciclo de vida útil; sendo efetuado um estudo de caso, no Instituto Maria, localizado na cidade de Juiz de Fora (MG). Através da análise dos principais fatores que norteiam a norma de desempenho e o sistema de certificação LEED for Schools constatou-se que essas ferramentas subestimam os serviços de manutenção e, consequentemente, tendem a comprometer a vida útil.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Parte 1- Requisitos Gerais. Rio de Janeiro, 2013a.

______. NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Parte 2- Sistema Estrutural. Rio de Janeiro, 2013b.

______. NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Parte 3- Sistema de Pisos. Rio de Janeiro, 2013c.

______. NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Parte 4- Sistemas de Vedações Vertical Internas e Externas. Rio de Janeiro, 2013d.

______. NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Parte 5- Sistema de Cobertura. Rio de Janeiro, 2013e.

______. NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Parte 6- Sistema Hidrossanitário. Rio de Janeiro, 2013f.

CARVALHO, A.; SILVA, I.; ROSSE, V.; BARBOSA, M. T. O emprego do método GUT na priorização da solução de manifestações patológicas. Estudo de caso: Instituto Maria. In: CONGRESSO INTERNACIONAL NA RECUPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE EDIFÍCIOS, 5., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: 2020.

BENTO, A.; NEVES, D.; PIRES, J.; OLIVEIRA, M.; SILVA, D. A INFLUÊNCIA DA NBR 15575 (2013) NA DURABILIDADE E VIDA ÚTIL DAS EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS. ln: SEMINÁRIO DE PATOLOGIA E RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL, 1, 2016, Recife. Anais [...] Recife: 2016.

FREITAS, L. S.; SCHMID, A. L.; SILVA, R. C. A tomada de decisão na previsão da vida útil de projeto para edificações mais sustentáveis. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais[...] Porto Alegre: ANTAC, 2016.

GREEN BUILDING COUNCIL (GBC Brasil) – Conheça a Certificação LEED. 2020. Disponível em < https://www.gbcbrasil.org.br/certificacao/certificacao-leed/> acesso em 24 de abril 2020GREEN BUILDING COUNCIL (USGBC) – LEED v4 for School. 2013. Disponível em <https://www.usgbc.org/> acesso em 24 abril de 2020.

INSTITUTO MARIA – História. 2020. Disponível em: acesso em 28 de agosto de 2020.

LACERDA, C. S.; CARSALADE, F. L.; ASSIS, E. S. As certificações LEED e AQUA-HQE em edifícios comerciais no Brasil e a agregação de valor. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais[...] Porto Alegre: ANTAC, 2018.

LEE, E. Indoor environmental quality (IEQ) of LEED-certified home: Importance-performance analysis (IPA). Building and Environment, v. 149, p.571-581, 2019.

OLIVEIRA, M. L.; RUPPENTHAL, J. E.; VERGARA, L. G. L. Indústria da construção sustentável: uma análise da certificação Leed no mercado brasileiro. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018, Foz do Iguaçu. Anais[...] Porto Alegre: ANTAC, 2018.

SARAIVA, T.S.; ALMEIDA, M.; BRAGANÇA, L; BARBOSA, M. T. Environmental confort indicators for school buildings in sustainability assessment tools. Sustainability., v.10, p1849, 2018. DOI: 10.3390/su10061849 SILVA, Tiago Bitelo. Diretrizes para certificação LEED: estudo de caso da Escola SESI de Ensino Médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de PósGraduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2016.

SOUZA, Vicente Custodio Moreira; RIPPER, Thomaz. Patologia, recuperação e reforço de estruturas de concreto. Pini, 1998.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

CARVALHO, Aldo Ribeiro; BARBOSA, Maria Teresa Gomes. ANÁLISE CRÍTICA ENTRE DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES E O SISTEMA LEED FOR SCHOOLS – THE CRITICAL ANALYSIS BETWEEN BUILDING PERFOMANCE AND THE LEED FOR SCHOOLS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.973. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/973. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Desenvolvimento Sustentável

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.