ANÁLISE CRÍTICA ENTRE DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES E O SISTEMA LEED FOR SCHOOLS – THE CRITICAL ANALYSIS BETWEEN BUILDING PERFOMANCE AND THE LEED FOR SCHOOLS

Autores

  • Aldo Ribeiro Carvalho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Teresa Gomes Barbosa Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.973

Palavras-chave:

Norma de Desempenho, LEED for Schools, Manutenção, Durabilidade, Sustentabilidade

Resumo

Materiais e componentes que constituem os empreendimentos da construção civil devem apresentar um desempenho adequado, bem como satisfazer os principais requisitos que constituem o desenvolvimento sustentável (ambientais, sociais e econômicos). Nesse contexto, para os diferentes projetos as exigências dos usuários que assegurem segurança, habitabilidade e sustentabilidade são parâmetros fundamentais, visto que o desempenho das construções está correlacionado diretamente com a durabilidade e vida útil dos seus sistemas. Nesse sentido, a NBR 15575/2013 (Norma de Desempenho) e, paralelamente, os sistemas de certificação (mais especificadamente o LEED) são ferramentas que auxiliam os profissionais envolvidos em prol da construção sustentável. O presente trabalho objetiva efetuar uma análise acerca dessas ferramentas nas obras destinadas a implantação de ensino fundamental observando critérios relativos à manutenção, durabilidade e ciclo de vida útil; sendo efetuado um estudo de caso, no Instituto Maria, localizado na cidade de Juiz de Fora (MG). Através da análise dos principais fatores que norteiam a norma de desempenho e o sistema de certificação LEED for Schools constatou-se que essas ferramentas subestimam os serviços de manutenção e, consequentemente, tendem a comprometer a vida útil.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

CARVALHO, Aldo Ribeiro; BARBOSA, Maria Teresa Gomes. ANÁLISE CRÍTICA ENTRE DESEMPENHO DAS EDIFICAÇÕES E O SISTEMA LEED FOR SCHOOLS – THE CRITICAL ANALYSIS BETWEEN BUILDING PERFOMANCE AND THE LEED FOR SCHOOLS. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.973. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/973. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Desenvolvimento Sustentável

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