INTERVENÇÕES TEMPORÁRIAS COM AS CRIANÇAS DA VILA PINDURA SAIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL

Autores

  • Paula Barros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.999

Palavras-chave:

ensino de projeto, Teoria da Aprendizagem Experiencial, intervenção temporária, crianças

Resumo

Na era digital, marcada pelo acúmulo exponencial de conhecimentos e informações, o desenvolvimento de atividades que capacitam os estudantes a se posicionarem criticamente diante de diferentes realidades é um dos principais desafios do ensino superior. O objetivo deste trabalho é analisar as oportunidades oferecidas pelas intervenções temporárias no ensino de projeto à luz da teoria da aprendizagem experiencial. Para tanto, definiu-se como estudo de caso as intervenções temporárias realizadas pelos estudantes recém ingressos no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG com as crianças da Vila Pindura Saia na Nossa Pracinha em Belo Horizonte (Minas Gerais), no segundo semestre de 2019. A análise das informações textuais e visuais contidas nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes demostraram que intervenções temporárias podem ser estruturadas para promover diferentes aprendizagens bem como contribuir para a formação de cidadãos capazes de atuar colaborativamente em prol da produção de cidades sustentáveis.

Referências

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

BARROS, Paula. INTERVENÇÕES TEMPORÁRIAS COM AS CRIANÇAS DA VILA PINDURA SAIA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.999. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/999. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Desenvolvimento Sustentável

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