AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONFORTO TÉRMICO DE ESCOLA INFANTIL COM PROJETO-PADRÃO

Autores

  • Viviane Ritter
  • Nébora Modler
  • Thalita Maciel
  • Franciele Freitas
  • Eduardo Cunha
  • Paulo Afonso Rheingantz

Palavras-chave:

Built environment, School Architecture, Early-Childhood Education, Thermal comfort, Computer simulation

Resumo

This paper relates the results of a thermal comfort analysis of a School of Early-Childhood Education of the Proinfancia Program, with a standard and a modified design, located in a municipality in the Bioclimatic Zone 2, State of Rio Grande do Sul, Brazil. The method was structured in two parts: a walkthrough analysis was performed based on the Experiential Approach covering all parts of the built environment; and a three-stage computational simulation - modeling, simulation and analysis - of the thermal comfort level of the building considering the adaptative model from ASHRAE 55. The results emphasize: the difficult and the importance of approaching the occupancy profile of the environments in the simulations; the importance of the computer simulations for the arguments construction and procedures to modify habits, values, and practices of the designers and the occupants of the environments; and they also qualify our predictions and prescriptions for the real usage of the internal spaces, produced by the users, in order to the spaces can better meet their demands and wishes of well-being.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-3: Desempenho térmicode edificações Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivaspara habitações unifamiliares de interesse social. RiodeJaneiro, 2005.

ASHRAE AMERICAN SOCIETY OF HEATING, REFRIGERATING AND AIR-CONDITIONINGENGINEERS. 2009 ASHRAE Handbook Fundamentals. SI Edition p. 9.19Atlanta, 2009.

AIR CONDITIONING ENGINEERS. Standard 55: Thermal environmental conditions forhuman occupancy.ASHRAE: Atlanta, 2010.

BRASIL. Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério daEducação. Resolução nº 6, 24 abril2007. Programa Nacional de Reestruturação eAparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil. Brasília: MEC/FNDE2007.Disponível em:https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=abrirAtoPublico&sgl_tipo=RES&num_ato=00000006&seq_ato=000&vlr_ano=2007&sgl_orgao=CD/FNDE/MEC. Acesso em: 11 mar. 2018.

BRASIL. Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), Ministério daEducação. Relatório Situação Creches por Tipologia. Planilha fornecida aos autorespela CODIN/FNDE em 22 fev. 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial(Inmetro). Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energéticade Edificações Residenciais (RTQ-R). I. E. C. E. Ministério Do Desenvolvimento:INMETRO. Portaria n.18, 2012a.

BRASIL. Tribunal de Contas da União (TCU). GRUPO I CLASSE V Plenário TC011.441/2012-7. Relatório de Auditoria. Fundo Nacional do Desenvolvimento daEducação e Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. Brasília,2012b. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Downloads/011.441-2012-7%20(Proinf%C3%A2ncia).pdf. . Acesso em: 14 mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Padrões de Infra-estrutura para as Instituições deEducação Infantil e Parâmetros de Qualidade para a Educação Infantil. Brasilia:MEC, SEB, 2004. Acesso em: 10 jun. 2013.

ELALI, G. A. Ambientes para educação infantil: um quebra cabeça? Contribuiçãometodológica na Avaliação Pós-Ocupação de edificações e na elaboração dediretrizes para projetos arquitetônicos na área. São Paulo: USP, 2002.

MARTINS, D. J.; RAU, S. L.; RECKZIEGEL, S.; FERRUGEM, A. P.; SILVA, A. C. S. B. Ensaiosobre a Utilização da Automação de Aberturas na Simulação do DesempenhoTérmico de Edificações. In: Encontro Nacional de Conforto no ambiente Construído,10. Anais...Natal, ENTAC, 2009.

RHEINGANTZ, P. A; AZEVEDO, G. A. N.; BRASILEIRO, A.; ALCANTARA, D.; QUEIROZ, M.

Observando a qualidade do lugar: procedimentos para a avaliação pósocupação.

Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. Disponívelem: http://www.fau.ufrj.br/prolugar/arq_pdf/livros/obs_a_qua_lugar.pdf >Acessoem: 10 jun. 2013.

Downloads

Publicado

2018-11-12

Como Citar

RITTER, Viviane; MODLER, Nébora; MACIEL, Thalita; FREITAS, Franciele; CUNHA, Eduardo; RHEINGANTZ, Paulo Afonso. AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONFORTO TÉRMICO DE ESCOLA INFANTIL COM PROJETO-PADRÃO. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 467–476. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1374. Acesso em: 18 jul. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.