Estudo da eficiência energética em uma biblioteca universitária
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2146Palavras-chave:
Eficiência energética., Biblioteca., Procel edificaResumo
O cenário da construção civil indica que o setor é um dos que mais impactam o meio ambiente. O objetivo deste trabalho é analisar a eficiência energética de uma biblioteca universitária através do método prescritivo do RTQ-C, realizando levantamento e diagnóstico da envoltória, sistema de iluminação e condicionamento de ar. Propõe-se a Etiqueta Geral de eficiência energética e verifica-se possíveis intervenções para que o edifício alcance nível máximo. Os resultados demonstram a baixa eficiência energética do edifício, principalmente pelo não cumprimento dos pré-requisitos. A contribuição do trabalho reside em auxiliar a disseminar estratégias para melhorar a eficiência energética em edificações.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220: Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro, 2005.
CASALE, L. et al. Considerações sobre o conforto luminoso em biblioteca: estudo de caso. In: ENCAC 2019 - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, João Pessoa, setembro de 2019.
CIB - Conselho Internacional da Construção. Disponível em: https://ufscsustentavel.ufsc. br /construcoes-sustentaveis. Acesso em: 10 agosto 2022.
DORNELLES, K.A. Absortância solar de superfícies opacas: métodos de determinação e base de dados para tintas látex acrílica e PVA. 2008. 160p. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, 2008.
NOVOLETTI, A.L.; CASTRO, A.P.A.S.; RANCURA, R.L.; MATHEUS, C. Conforto térmico em biblioteca universitária: estudo de caso no campus Santa Bárbara D'Oeste da Universidade Metodista de Piracicaba. In: ENTAC 2018 - Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído, Foz do Iguaçu, 2018.
PROJETO S3E. WebPrescritivo. Disponível em: http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/ files/webprescritivo/index.html. Acesso em: 2 agosto 2019.
RTQ-C. Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas. Disponível em: http://www.pbeedifica. com.br/sites/default/files/projetos/etiquetagem/comercial/downloads/Port372-2010_ RTQ_ Def_ Edificacoes-C_rev01.pdf. Acesso em: 05 agosto 2019.
SGODA. Arquitetura de bibliotecas universitárias: diretrizes de projeto para edifícios mais sustentáveis. 2016. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
TRINKLEY, M. Considerações sobre preservação na construção e reforma de bibliotecas: planejamento para preservação. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001.
UNIVALI. Biblioteca - Univali Campus Balneário Camboriú. Disponível em: https://www. univali.br/laboratorios/escritorio-tecnico-de-arquitetura-e-urbanismo-etau/arquitetura/ Paginas/biblioteca-univali-campus-balneario-camboriu.aspx. Acesso em: 08 outubro 2020.
ZIEBELL, C.S.; BERTOLETTI, R. Análise do desempenho térmico de diferentes estratégias para o projeto de readequação de uma biblioteca escolar na cidade de Caxias do Sul - RS. In: ENCAC 2019 - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, João Pessoa, setembro de 2019.
ZIEBELL, C.S.; BERTOLETTI, R. Avaliação pós-ocupação da Escola Estadual Dante Marcucci. In: ENCAC 2015 - Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído, Campinas, outubro de 2015.