Análise da iluminação natural e conforto visual em ambientes de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2247

Palavras-chave:

Iluminação natural. Conforto visual. Escola.

Resumo

A análise da qualidade da iluminação natural e a percepção visual em ambientes de ensino, por meio de parâmetros de mensuração empregados na caracterização qualitativa e quantitativa do comportamento da iluminação natural, foram as diretrizes adotadas na pesquisa. Para tanto foram realizados experimentos para medição dos valores de iluminâncias. A qualidade lumínica de um ambiente está relacionada com os dados físicos de brilho das superfícies, retratados por meio das luminâncias e iluminâncias. O artigo considera os aspectos de eficiência energética no auxílio à redução do consumo de energia artificial, na promoção do conforto visual dos alunos, produtividade e desempenho visual em ambientes de ensino.

Biografia do Autor

Márcio José Sorgato, Universidade Tecnológica do Paraná

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Curitiba-Pr,Brazil).

Pollyanna Meireles Cordeiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Especialista em Docência para o Ensino Profissional, Científico e Tecnológico pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul. Mestrada em Eficiência Energética e Sustentabilidade pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande-MS,Brasil).

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

LIMA, Fernanda; SORGATO, Márcio José; CORDEIRO, Pollyanna Meireles. Análise da iluminação natural e conforto visual em ambientes de ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2247. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2247. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Conforto Ambiental e Eficiência Energética

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