Aplicação da Regulamentação de Etiquetagem em Escola Pública de Manaus: Estudo de Caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5867

Palavras-chave:

Desempenho energético, Edificação pública, Eficiência energética

Resumo

Este estudo investiga a aplicação da Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C) como uma ferramenta para promover a eficiência energética em escolas públicas de Manaus, com potencial de expansão para outras instituições de ensino na região Norte. O problema abordado é a necessidade de melhoria da eficiência energética em edifícios públicos, especialmente em escolas, para cumprimento das exigências legais e redução de consumo energético. O objetivo é avaliar a eficácia da INI-C na classificação e melhoria da eficiência energética das edificações escolares. O método envolveu a análise de parâmetros arquitetônicos e de consumo energético para calcular a carga térmica anual total de uma escola, resultando em uma classificação energética inicial de categoria C. Foram sugeridas modificações nos parâmetros da edificação visando alcançar uma classificação mais elevada. Os resultados indicam que, com ajustes adequados, é possível atingir uma classificação A, demonstrando que a INI-C é uma ferramenta viável e eficaz para orientar o retrofit e a construção de novas escolas energeticamente eficientes. A contribuição do artigo reside na orientação oferecida para profissionais da área, destacando a importância da INI-C no cumprimento da legislação e na promoção da eficiência energética nas edificações escolares.

Biografia do Autor

Amanda Paiva Apolinário, Universidade Federal do Pará

Especialista em Gerenciamento de Obras pelo Centro Universitário FAMETRO. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, na UFPA, com ênfase em Tecnologias construtivas. (Belém - PA, Brasil)

Jackquelline Cristina do Nascimento, UFPA

JACKQUELLINE CRISTINA DO NASCIMENTO AZEVEDO was born in the city of Belém, in the Amazon region of Brazil, holds a bachelor's degree in architecture and urbanism from Devry FACI in 2016, a specialist degree in environmental comfort in the Built Environment and Sustainability from the Federal University of Pará (UFPA) in 2021, and a master's degree in architecture in the area of energy efficiency in buildings from UFPA in 2024. She is a RESEARCHER at the Center of Excellence in Energy Efficiency in the Amazon (CEAMAZON), won a scholarship to the SustainMV sustainability summer school in Germany in 2023 and to the MBA in project management at Universidade Paulista (USP) in 2023.

Filipe Menezes Vasconcelos, UFPA

Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, na UFPA, com ênfase em Fontes Renováveis. Bolsista do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON) na área de Eficiência Energética em Edificações. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, finalizado em 2021. Especialista em Conforto Ambiental e Sustentabilidade no Ambiente Construído, finalizado em 2019. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, finalizado em abril de 2018. Bolsista do programa Ciências sem Fronteiras, do ano de 2014 a 2015, realizado na Politecnico di Torino, na Italia. Fluente em inglês.

Carminda Célia Moura de Moura Carvalho, UFPA

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2006). É professora Titular da Universidade Federal do Pará e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará. Atualmente é Diretora da Faculdade de Engenharias Elétrica e Biomédica (FEEB) do Instituto de Tecnologia (ITEC) da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Sistemas de Energia Elétrica, com ênfase em Qualidade da Energia Elétrica, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: qualidade da energia, eficiência energética em edificações, geração distribuída e instalações elétricas prediais.

Referências

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K. Arquitetura Escolar: o Projeto do Ambiente de Ensino. FAPESP, 2011. Capítulo 4 e 5.

CBCS. Conselho Brasileiro de Construções Sustentáveis. Eficiência energética no ambiente construído. Disponível em: http://www.cbcs.org.br/_5dotSystem/userFiles/posicionamentos/CBCS15_Posicionamento_EE-ambiente-construido.pdf> acesso em 16 de setembro de 2022.

SEMED. Lista de escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Disponível em: https://www.manaus.am.gov.br/semed/wp-content/uploads/sites/3/2024/07/enderecos-das-escolas-marco-2024.pdf

Instrução Normativa do Inmetro para a classificação de eficiência energética de edificações comerciais, de serviços e públicas, INI-C. Portaria 309 de 2022.

PBE Edifica. Interface para cálculo das cargas témicas INI-C. Disponível em: https://pbeedifica.com.br/interface-ini-c/. Acesso em: 10 de abril de 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

APOLINÁRIO, Amanda Paiva; NASCIMENTO, Jackquelline Cristina do; VASCONCELOS, Filipe Menezes; CARVALHO, Carminda Célia Moura de Moura. Aplicação da Regulamentação de Etiquetagem em Escola Pública de Manaus: Estudo de Caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–11. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5867. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5867. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Conforto Ambiental e Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.