Avaliação da iluminação pública a partir de medições descentralizadas e dinâmicas com uso de dispositivos IoT

Autores

  • Bruno Marques de Souza FDTE - Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia
  • Henrique Chiaradia Falcão Curci FDTE - Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia
  • Renan Pereira de Andrade FDTE - Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia
  • Flávio Leal Maranhão FDTE - Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia
  • Tiago Haddad Marum THM Estatística
  • Ronney Rodrigues Agra THM Estatística

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6162

Palavras-chave:

Iluminação pública, Telemetria veicular, Internet das Coisas

Resumo

O sistema de iluminação pública desempenha um papel crucial nas cidades, influenciando nas funcionalidades noturnas das áreas urbanas. A avaliação da qualidade da iluminação pública instalada requer coletar dados de iluminância seguindo normativas. A literatura e a norma brasileira ABNT NBR 5101 apontam que a coleta de dados de iluminância deve ser realizada por meio de sensores estáticos (luxímetros) com medições realizadas em pontos específicos. É um processo que, apesar de eficaz, demonstra ser difícil e dispendioso em relação a custo e tempo. Neste tema, pouco se discute no meio técnico-científico a respeito da coleta de dados descentralizada, em especial a partir de sensores embarcados. Este estudo objetiva propor um método complementar de coleta de dados de iluminação a partir de sensores dinâmicos embarcados, através de um programa experimental e aplicação em estudo de caso (campo amostral, coleta e análise de dados). Os resultados demonstram assertividade deste método quanto a avaliação da iluminância média e uniformidade, em comparação aos níveis de aceitabilidade da norma, evidenciando as vantagens da coleta dinâmica de dados para a gestão pública deste sistema.

Biografia do Autor

Bruno Marques de Souza, FDTE - Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) e Tecnólogo em Controle de Obras pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Iniciou a carreira como Inspetor de Qualidade na Esper, onde exerceu funções na área de qualidade para peças de Micro-ônibus e ônibus. Em seguida atuou como auxiliar de Engenharia no Hospital Santa Vírginia, onde atuou na área administrativa realizando a gestão do software Neovero e elaborando procedimentos internos. Por fim, trabalhou temporariamente na Techimper Impermeabilização, onde atuou como orçamentista em projetos residenciais e prediais. A partir de 2021 ingressou na área de pesquisa na área de obras de edificações e infraestruturas. Em 2024 iniciou o Mestrado Profissional em Inovação na Construção (ConstruINOVA) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Henrique Chiaradia Falcão Curci, FDTE - Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2013-2017) e mestrado stricto sensu em Engenharia de Estruturas pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2018-2021). Tem experiência na área de Engenharia Civil em Estruturas, com ênfase em Mecânica Computacional.

Renan Pereira de Andrade, FDTE - Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), esteve constantemente em contato com pesquisas nas áreas de Materiais da Construção Civil e Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios. Tem Mestrado Profissional em Inovação na Construção (ConstruINOVA) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na qual participa de pesquisas sobre durabilidade, processos executivos, controle de qualidade e manifestações patológicas em sistemas de revestimentos aderidos de fachadas. Atua em pesquisas sobre métodos não destrutivos para inspeções de sistemas da construção, sensoriamento de edificações e seus subsistemas, técnicas de análise por termografia infravermelha e aplicação de aeronaves remotamente pilotadas (drones) para inspeções periódicas na construção civil.

Flávio Leal Maranhão, FDTE - Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia

Possui graduação em engenharia civil pela Universidade de Pernambuco (1999), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo, engenheiro civil - Construtora Norberto Odebrecht - Matriz e professor da Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: granitos, revestimentos, piso, argamassas e fachada. Além disso tenho atuado profissionalmente . Tenho atuado profissionalmente e como pesquisador na área de obras de infraestruturas e no desenvolvimento de sistemas de monitoramento de Ativos Urbanos baseados em Inteligência Artifical e Internet das Coisas.

Tiago Haddad Marum, THM Estatística

Mestrando em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2020). Desenvolveu trabalho de iniciação tecnológica em 2017 na área de ensaios de controle para concretos reforçados com fibras e atuou em 2018 com modelagem numérica desse tipo de ensaios. Desenvolveu trabalho de conclusão de curso visando um estudo analítico, experimental e numérico acerca de sistemas de reforço com fibras de aço aplicados a segmentos pré-moldados de concreto em túneis construídos com tuneladora (TBM). Atua como monitor na disciplina de estatística da escola desde 2017, com ênfase na elaboração de material didático e de apoio e com sessões de exercícios para os alunos.Também atuou como monitor na disciplina de probabilidade (oferecida no primeiro semestre de 2019).

Ronney Rodrigues Agra, THM Estatística

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2012-2017). Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), por meio do programa Novos Talentos (2018-2020). Participou do Grupo de Pesquisa em Análise Experimental de Estruturas e Materiais, onde desenvolveu atividades de pesquisa e extensão no Laboratório de Estruturas e Materiais (LEMA/UFAL) na área de Componentes de Construção Civil, com ênfase em Controle da Qualidade e Materiais de Construção. Desenvolve seus trabalhos, principalmente, na área de Concretos Especiais destinados a obras de infraestrutura e, em especial, Concreto Reforçado com Fibras. Participou também do Grupo de Pesquisa em Mecânica das Estruturas e Materiais Avançados (2017). Foi bolsista do PIBIC e do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Civil UFAL (2013-2016). Atua como consultor na área de Patologia das Construções, com trabalhos de vistorias, inspeções, auditorias e perícias em edificações.

Referências

BERTUZZI, F. B. A influência da iluminação pública na segurança urbana noturna. Paisagem e Ambiente, [S. l.], v. 32, n. 48, p. e174975, 2021. DOI: 10.11606/issn.2359-5361.paam.2021.174975.

FAVERO, Cassio Santana; LARANJA, Andreia Coelho.Paisagem urbana noturna –Iluminação artificial na valorização urbana e bem-estar coletivo. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2020

NARBONI, Roger. A luz e a paisagem: criar paisagens nocturnas. Lisboa: Livros Horizonte, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5101: Iluminação pública - Procedimento. Rio de Janeiro, 2018.

EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. EN 13201-2: Road lighting – Part 2: Performance Requirements. Europa, 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Relatório de Diagnóstico Técnico da Rede de Iluminação Pública de Porto Alegre. Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/ppp/usu_doc/1_-_diagnostico_tecnico _da_rede_de_iluminacao_publica.pdf. Acesso em 01 julho 2024.

PREFEITURA DE CANOAS. Estruturação de Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da rede de Iluminação Pública de Canoas/RS. Canoas, 2022. Disponível em: https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/Produto-P2-Relatorio-de-Diagnostico-Tecnico.pdf. Acesso em 01 julho 2024.

GREFFIER, Florian; BOUCHER, Vincent; MUZET, Valérie; BUSCHMANN, Sandy; VÖLKER, Stephan. A Grid in Perspective for Road Lighting Calculations. In: LEUKOS - Journal of Illuminating Engineering Society of North America, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 389–404, 2023. DOI: 10.1080/15502724.2022.2135529.

CHIRADEJA, Pathomthat; YOOMAK, Suntiti. Development of public lighting system with smart lighting control systems and internet of thing (IoT) technologies for smart city. In: Energy Reports, [S. l.], v. 10, p. 3355–3372, 2023. DOI: 10.1016/j.egyr.2023.10.027.

TAHA, Z.; PASSARELLA, R.; HOW, H. X.; SAH, J. M.; AHMAD, N.; GHAZILLA, R. A. R.; YAP, H. J. Application of data acquisition and telemetry system into a solar vehicle. In: 2ND INTERNATIONAL CONFERENCE ON COMPUTER ENGINEERING AND APPLICATIONS, ICCEA 2010, Anais [...]. p. 1–5. DOI: 10.1109/ICCEA.2010.26.

INSTRUMENTS, Texas; SBOS, Incorporated. OPT3001-Q1 Ambient Light Sensor (ALS) datasheet (Rev. A). Disponível em: www.ti.com.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5101: Iluminação pública - Procedimento. Rio de Janeiro, 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

MARQUES DE SOUZA, Bruno; CHIARADIA FALCÃO CURCI, Henrique; PEREIRA DE ANDRADE, Renan; LEAL MARANHÃO, Flávio; HADDAD MARUM, Tiago; RODRIGUES AGRA, Ronney. Avaliação da iluminação pública a partir de medições descentralizadas e dinâmicas com uso de dispositivos IoT. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–17. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6162. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6162. Acesso em: 19 out. 2024.

Edição

Seção

Urbano

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.