GREEN BIM no ensino de graduação de arquitetura e engenharias: uma revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.6207

Palavras-chave:

Green BIM, Ensino, BIM, Sustentabilidade

Resumo

A metodologia BIM aliada à sustentabilidade é denominada Green BIM. Este fenômeno surge para otimizar recursos, reduzir a poluição, promover a sustentabilidade e melhorar a saúde humana. Tendo como base as novas funções do arquiteto mediante o uso do BIM frente a demanda de edificações com soluções sustentáveis, é evidente que a formação do futuro profissional precisa acompanhar essa transformação, considerando que deve haver uma relação entre o que se ensina nas escolas de arquitetura e engenharias e a prática profissional. O objetivo deste artigo é identificar, categorizar e analisar publicações científicas relacionadas ao Green BIM com aplicação no ensino, através da Revisão Sistemática da Literatura (RSL). O estudo retornou 73 trabalhos no total, e, após a triagem, foram identificados 13 trabalhos com foco no Green BIM e o ensino. As pesquisas foram analisadas e divididas entre métodos de ensino Green BIM, experimentações, estudo de casos e revisão da literatura, propondo direcionamentos no campo de estudo para futuras pesquisas. Assim, este trabalho pretende contribuir para a estruturação do conhecimento e como guia para pesquisadores e profissionais do ensino na arquitetura e engenharias.

Biografia do Autor

Maria Paula Dunel , Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FADU/UBA, Argentina (2011), com intercâmbio internacional na Faculdade de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia (2009). Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2018) e Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (2020) com dissertação na área de Gestão e Meio ambiente. Foi professora substituta no departamento de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Sergipe (2015-2017) ministrando as disciplinas: Projeto Arquitetônico II, Projeto Arquitetônico V, Instalações Elétricas, Instalações Hidrossanitárias, Topografia e Processos construtivos. Estágio de docência no departamento de Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (2018). Atualmente é professora substituta na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA) na área de Expressão Gráfica, Simulação, Projeto e Planejamento. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos Arquitetônico, Projetos Complementares, Projetos Executivos e Gerenciamento de obra.

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Publicado

2024-10-07

Como Citar

DUNEL , Maria Paula. GREEN BIM no ensino de graduação de arquitetura e engenharias: uma revisão da literatura . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. p. 1–12. DOI: 10.46421/entac.v20i1.6207. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/6207. Acesso em: 25 nov. 2024.

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