USO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS PARA TRAÇAR DIAGRAMA DE DOSAGEM DE CONCRETO COM AREIA DE BRITAGEM COMO ÚNICO AGREGADO MIÚDO

Autores

  • Vinicius C. Camillo IFSUL – Campus Passo fundo
  • Leonardo F. Costa IFSUL – Campus Passo fundo
  • Denilson J. Seidel IFSUL – Campus Passo fundo

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.693

Palavras-chave:

Areia de britagem, Agregado miúdo, Concreto convencional, OCTAVE

Resumo

O presente trabalho visa determinar um traço de concreto convencional com o uso de 100% de areia de britagem como agregado miúdo, de forma que seja viável para a aplicação na indústria da construção civil. A areia de britagem causa um problema ambiental e de logística para as empresas de mineração, pois uma parcela considerável do material que entra no britador não pode ser usada como agregado graúdo. Já se constatou, por pesquisas anteriores, que esse material pode aumentar a resistência inicial à compressão do concreto, desde que possua uma boa distribuição granulométrica. Contudo, por apresentar uma textura dos grãos muito áspera, as composições com este material tendem a necessitar de uma maior percentagem de pasta, encarecendo o produto final. Para encontrar a melhor distribuição granulométrica, utilizou-se do método de dosagem de TUTIKIAN E DAL MOLIN
(2008), pois o mesmo realiza o empacotamento dos agregados, buscando assim reduzir a quantidade de pasta necessária para a estabilidade e trabalhabilidade do concreto. Ao final, foi possível dosar o referido concreto pelo método proposto, gerando concretos trabalháveis, assim como conseguiu-se utilizar Método dos Mínimos Quadrados para traçar o diagrama de dosagem bem como estabelecer as suas correlações lineares.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR NM 248: Agregados – Determinação da composição granulométrica. Rio de Janeiro, 2001.

_____. NBR NM 45: Agregados - Determinação da massa unitária e do volume de vazios. Rio de Janeiro, 2006.

_____. NBR NM 52: Agregado miúdo – Determinação de massa específica e massa específica aparente. Rio de Janeiro, 2009.

_____. NBR NM 53: Agregado graúdo - Determinação de massa específica, massa específica aparente e absorção de água. Rio de Janeiro, 2006.

_____. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

_____. NBR 7211: Agregados para concreto - Especificação. Rio de Janeiro, 2005.

Almeida, S.L.M. e Silva, V.S. Areia artificial: uma alternativa econômica e ambiental para o mercado nacional de agregados, Anais do II SUFFIB – SEMINÁRIO: O uso da fração fina da britagem, São Paulo (2005).

Chaves, A.P. Estado da arte da produção de areia de britagem, Anais do II SUFFIB – SEMINÁRIO: O uso da fração fina da britagem, São Paulo (2005).

Klein, N.S. Influência da substituição da arreia natural pela areia de britagem no comportamento do concreto auto adensável. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina (2008).

Neville, A.M. e Brooks, J.J. Tecnologia do Concreto, 2ª edição, Porto Alegre (2013).

Tutikian, B.F. Proposição de um método de dosagem experimental para concretos auto adensáveis. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (2008).

Viero, E.H. Aplicação de areia de britagem de rochas basálticas na fabricação de concreto de cimento Portland. Dissertação de mestrado, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul (2010).

Lodi, V.H. Viabilidade técnica e econômica do uso de areia de britagem em concretos de cimento Portland na região de Chapecó-SC. Dissertação de mestrado, Universidade de Santa Clara, Florianópolis (2006).

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

CAMILLO, Vinicius C.; COSTA, Leonardo F.; SEIDEL, Denilson J. USO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS PARA TRAÇAR DIAGRAMA DE DOSAGEM DE CONCRETO COM AREIA DE BRITAGEM COMO ÚNICO AGREGADO MIÚDO. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.693. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/693. Acesso em: 30 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.