PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO TERMOENERGÉTICA E ACÚSTICA DE TEATRO EM CONTÊINERES
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.762Palavras-chave:
Eficiência energética, Tempo de reverberação, Teatro em contêiner, SimulaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho termoacústico de um teatro projetado com contêineres pelo OCAS-UEL para a Funcart/Londrina, propondo alterações eficientes e viáveis economicamente para sua posterior execução. Foram analisados o tempo de reverberação, a perda de transmissão sonora, pré-requisitos do RTQ-C e o consumo energético do sistema HVAC, simulado através do software EnergyPlus. Como resultado das análises, o tempo de reverberação e a perda por transmissão sonora da envoltória não foram aceitáveis para uso de um espaço misto, as transmitâncias térmicas da cobertura e das paredes do teatro estavam acima do limite máximo para uma classificação A, enquanto as absortâncias solares foram adequadas. A proposta de adequação modificou materiais de revestimento interno do teatro e da vedação, resultando em adequação eficiente acústica e energeticamente.
Referências
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.151: Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento. Rio de Janeiro, 2000. 4 p.
______. NBR 10.152: Níveis de ruído para conforto acústico. Rio de Janeiro, 1987. 4 p.
______. NBR 12.179: Tratamento acústico em recintos fechados. Rio de Janeiro, 1992. 9 p.
______. NBR 15220-2: desempenho térmico das edificações – parte 2: métodos de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos componentes de edificações. Rio de Janeiro, 2005______. NBR 15220-3: desempenho térmico das edificações – parte 3: zoneamento bioclimático brasileiro e estratégias de condicionamento térmico passivo para habitações de interesse social. Rio de janeiro, 2005.
______. NBR 16.401-2: Instalações de ar-condicionado – Sistemas centrais e unitários. Parte 2: Parâmetros de conforto térmico. Rio de Janeiro, 2008. 11 p.
AZEVEDO, V. S. ; COSTA, R. A.; ROCHA; R. C. Edificações Sustentáveis Compostas por Sistemas Construtivos Modulares em Aço - Utilização de Contêineres para Construção de Polos Educacionais Universitários. In: Construmetal 2016 , São Paulo, SP, Brasil.
BRASIL. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Construção Sustentável. Disponível em: https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/planejamento-ambiental-e-territorialurbano/urbanismo-sustentavel/item/8059.html. Acesso em: 10 de junho de 2019.
COSTA, Ennio Cruz da. Acústica Técnica. 1ªed. Rio de Janeiro: Edgard Blucher, 2003. 127p.
INMETRO – INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA - Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas. Rio de Janeiro, 2010.
SILVA, P. Acústica Arquitetônica. Belo Horizonte: Edições Engenharia e Arquitetura, 1971.
SJOSTROM, E. Service life of the building. In: Application of the performance concept in building. CIB: Tel Aviv, 1996, v.2, p.6-1;6-11.
SOLER, Carolina. Contribuição ao Processo de Projeto de Auditórios: Avaliação e Proposta de Procedimento. 2004. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.