ANÁLISE DA PROPOSTA DE UM GUIA PARA PROJETOS EM BIM

Autores

  • Gustavo A. Oliveira Universidade de São Paulo
  • Sérgio L. Ferreira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.943

Palavras-chave:

BIM, Modelagem da Informação da Construção, Coordenação de projetos, Fluxos de trabalho, Plano de Execução BIM

Resumo

A incorporação do conceito Building Information Modeling (BIM) por grande parcela dos profissionais da construção civil amplia a necessidade de integração entre os agentes. As possibilidades que o processo BIM apresenta requerem revisão dos fluxos de trabalho, das ferramentas e das metodologias com relação aos mesmos elementos aplicados aos projetos feitos com base no conceito Computer Aided Design (CAD). Buscando maneiras de colaborar neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar a análise da proposta de um guia prático para auxiliar no desenvolvimento de projetos em BIM focado integralmente no contexto nacional. A pesquisa foi sistematizada pelo Design Science Research (DRS), que se mostrou especialmente apropriado. A validação do artefato foi feita através de um processo participativo, com grupo focal exploratório e um questionário. A aplicabilidade do documento foi aferida por meio de testes funcionais com as principais disciplinas envolvidas no processo de projeto de arquitetura, de estrutura, de instalação hidráulica e elétrica. Foram identificados aspectos positivos durante o processo de validação, possibilitando que, em um segundo momento, fosse possível a utilização do artefato como documento de apoio à contratação. (Mestrado finalizado)

Referências

ADESSE, E. MELHADO, S. B. A coordenação de projetos externa em empresas construtoras e incorporadoras de pequeno e médio portes. Workshop Brasileiro de Gestão de Processo de Projeto na Construção de Edifícios, 4., 2003, Rio de Janeiro.

BAX, Marcello P. Design science: filosofia da pesquisa em ciência da informação e tecnologia. 2017.

SOUZA, Livia L. A.; AMORIM, Sérgio R. L.; LYRIO FILHO, Arnaldo M. Impactos do uso do BIM em escritórios de arquitetura: oportunidades no mercado imobiliário. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 4, n. 2, p. 26-53, 2009.

DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel P.; JÚNIOR, José A. V. A. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora, 2015.

EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. BIM Handbook: a Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers, and Contractors. New Jersey: John Wiley & Sons, 2011.

FARINA, Humberto; COELHO, Karina M. Impactos na coordenação de projetos assistida pela modelagem da informação da construção. VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção-Edificações, Infra-estrutura e Cidade, v. 2, 2015.

FONTENELE, E. C. Estudo de caso sobre a gestão do projeto em empresas incorporação e construção. Dissertação (Mestrado). São Paulo, 2002.

OLIVEIRA, Gustavo A. Proposta de manual para desenvolvimento de projetos em BIM através do método Design Science Research. Dissertação de Mestrado - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

OLIVEIRA, Luciana A.; CARRARO, Marília. Os impactos do processo de projeto na execução e desempenho da fachada. 2015.

SIMON, Herbert A. The sciences of the artificial. MIT press, 1996.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, 2005.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

OLIVEIRA, Gustavo A.; FERREIRA, Sérgio L. ANÁLISE DA PROPOSTA DE UM GUIA PARA PROJETOS EM BIM. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.943. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/943. Acesso em: 30 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.