INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ESTRESSE DAS VIAS NAS PREFERÊNCIAS DE INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA E NO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CICLISTAS: UMA ANÁLISE PARA A CIDADE DE NITERÓI, RJ

Autores

  • Raquel Bastos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jefferson Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roberto Corrêa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v18i.984

Palavras-chave:

transporte ativo, infraestrutura cicloviária, método LTS

Resumo

Este trabalho analisa a influência do nível de estresse das vias no perfil socioeconômico e no uso da infraestrutura cicloviária de 383 ciclistas na cidade de Niterói (RJ) a partir de dados da “Pesquisa Perfil do Ciclista 2018” e da aplicação do método Level of Traffic Stress (LTS). Os resultados obtidos indicaram que o uso da infraestrutura cicloviária é menor entre as mulheres, independentemente do nível de estresse das vias. Além disso, ciclistas mais jovens podem ser mais propensos a utilizar infraestrutura cicloviária totalmente segregada do tráfego motorizado (LTS 1), enquanto que idosos foram mais observados em vias sem infraestrutura cicloviária com níveis de estresse indesejáveis (LTS 3 e 4). Por fim, resultados variados foram identificados para a associação entre o nível de estresse das vias e a renda dos ciclistas nos contextos geográficos analisados. Embora limitados, os resultados permitiram identificar estratégias de incentivo ao uso da bicicleta na área de estudo.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

BASTOS, Raquel; MAGALHÃES, Jefferson; CORRÊA, Roberto. INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE ESTRESSE DAS VIAS NAS PREFERÊNCIAS DE INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA E NO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS CICLISTAS: UMA ANÁLISE PARA A CIDADE DE NITERÓI, RJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 18., 2020. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2020. p. 1–8. DOI: 10.46421/entac.v18i.984. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/984. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Desenvolvimento Sustentável

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