Avaliação da região central de Maricá sob a ótica do Desenvolvimento Orientado para o Trânsito

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento orientado para o trânsito, Mobilidade urbana sustentável, Maricá

Resumo

Dentre os conceitos de mobilidade urbana sustentável, o TOD (Transit Oriented Development), ou Desenvolvimento Orientado para o Trânsito, em português, é uma abordagem que utiliza os princípios de planejamento das cidades compactas e sustentáveis, promovendo vizinhanças mais “caminháveis” e sua integração com os transportes públicos. As estratégias TOD têm sido cada vez mais utilizadas ao redor do mundo como resposta ao enfrentamento de desafios sociais, ambientais e econômicos. Nesse contexto, sob o ponto de vista econômico, destaca-se que a ‘Tarifa Zero’ é uma política nacional que visa implementar a gratuidade nos transportes públicos coletivos, facilitando o acesso da população a bens e serviços. No Brasil, pelo menos 67 cidades adotam esta política em seu sistema de transporte, dentre elas, o Município de Maricá, localizado no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Com base na contextualização, tem-se como objetivo a avaliação de um recorte territorial no Município de Maricá sob a ótica das cinco características principais que definem o conceito de TOD. A partir do diagnóstico e avaliação do recorte escolhido, os resultados demonstram as lições de mobilidade urbana que o território pode oferecer às demais cidades brasileiras, bem como as fragilidades que devem ser mitigadas em regiões como a apresentada, auxiliando em seu desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Maria Vitória Ribeiro Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestra em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutoranda em Arquitetura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Aline Pires Veról, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Rodrigo Rinaldi de Mattos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Gomes, M. V. R., Veról, A. P., & Mattos, R. R. de. (2024). Avaliação da região central de Maricá sob a ótica do Desenvolvimento Orientado para o Trânsito. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3063

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