Influência de elementos da envoltória no desempenho térmico e eficiência energética de salas de aula com base no método simplificado do pbe edifica (INI-C)
Palavras-chave:
envoltória, INI-C, salas de aula, eficiência energéticaResumo
A temática voltada para o conforto térmico e eficiência energética de edificações vem ganhando destaque em todo mundo, sendo objeto de pesquisa de grandes instituições, com o intuito de reduzir o consumo de energia e a busca por soluções arquitetônicas que proporcionem um melhor desempenho térmico e energético para o ambiente construído. A normatização e a etiquetagem da eficiência energética de edificações são instrumentos voltados para a melhoria da eficiência e redução da demanda energética das edificações. A Instrução Normativa Inmetro para Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C) trata-se de uma revisão do RTQ-C do PBE Edifica e apresenta dois métodos de avaliação, o simplificado e o da simulação. O presente artigo tem como objetivo analisar a influência de elementos da envoltória na classificação da eficiência energética de salas de aulas a partir da aplicação do método simplificado da INI-C. A edificação em estudo localiza-se no município de Estância, Sergipe, caracterizado pelo clima tropical quente e úmido. Os elementos analisados foram o percentual de abertura da fachada (PAF), o fator solar do vidro (FS) e o sombreamento das aberturas, e os parâmetros analisados foram: percentual de horas em conforto térmico, a classificação da eficiência energética da envoltória e o percentual de redução da carga térmica de resfriamento. As salas de aula analisadas apresentaram um valor de 61% de fração de horas em desconforto térmico ao longo do ano e a envoltória obteve classificação A em relação a sua eficiência energética. A partir da variação nos elementos da envoltória, conclui-se que as estratégias mais eficazes foram as que protegem o edifício da radiação solar, como o uso de sombreamento nas janelas e a adoção de um tipo de vidro mais eficiente, como o laminado.
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