Influência de elementos da envoltória no desempenho térmico e eficiência energética de salas de aula com base no método simplificado do pbe edifica (INI-C)

Autores

  • Lúcia Helena Aires Martins Universidade Federal Fluminense
  • Louise Land Bittencourt Lomardo Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

envoltória, INI-C, salas de aula, eficiência energética

Resumo

A temática voltada para o conforto térmico e eficiência energética de edificações vem ganhando destaque em todo mundo, sendo objeto de pesquisa de grandes instituições, com o intuito de reduzir o consumo de energia e a busca por soluções arquitetônicas que proporcionem um melhor desempenho térmico e energético para o ambiente construído. A normatização e a etiquetagem da eficiência energética de edificações são instrumentos voltados para a melhoria da eficiência e redução da demanda energética das edificações. A Instrução Normativa Inmetro para Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C) trata-se de uma revisão do RTQ-C do PBE Edifica e apresenta dois métodos de avaliação, o simplificado e o da simulação. O presente artigo tem como objetivo analisar a influência de elementos da envoltória na classificação da eficiência energética de salas de aulas a partir da aplicação do método simplificado da INI-C. A edificação em estudo localiza-se no município de Estância, Sergipe, caracterizado pelo clima tropical quente e úmido. Os elementos analisados foram o percentual de abertura da fachada (PAF), o fator solar do vidro (FS) e o sombreamento das aberturas, e os parâmetros analisados foram: percentual de horas em conforto térmico, a classificação da eficiência energética da envoltória e o percentual de redução da carga térmica de resfriamento. As salas de aula analisadas apresentaram um valor de 61% de fração de horas em desconforto térmico ao longo do ano e a envoltória obteve classificação A em relação a sua eficiência energética.  A partir da variação nos elementos da envoltória, conclui-se que as estratégias mais eficazes foram as que protegem o edifício da radiação solar, como o uso de sombreamento nas janelas e a adoção de um tipo de vidro mais eficiente, como o laminado.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Aires Martins, Universidade Federal Fluminense

Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense (Niterói- RJ, Brasil).

Professora no Instituto Federal de Sergipe (Estância-SE, Brasil)

Louise Land Bittencourt Lomardo, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado no Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE de Freiburg, Alemanha e PPE/COPPE/UFRJ (2012/2013).

Pesquisadora e professora titular dos cursos da graduação e pós-graduação da Escola de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense (Niterói-RJ, Brasil)

Referências

ABNT- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. (2005). NBR 15220: Desempenho térmico

de edificações. Rio de Janeiro.

ASHRAE Standard. 55-2020. (2020) Thermal Environmental Conditions for Human Occupancy. Atlanta:

ASHRAE.

Brasil. (2022). Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro. Portaria n° 309, de 06 de setembro de 2022. Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de

Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C). Diário Oficial da União, Brasília - DF, 2022. Disponível em: https://pbeedifica.com.br/inic.

Kowaltowski, D. C. C. K. (2011) Arquitetura escolar e o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina

de textos.

Hertz, John B. (2003). Ecotécnicas em Arquitetura: Como projetar nos Trópicos Úmidos do Brasil. São

Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Hwang, Ruey-Lung; LIAO, Wen-Jye; Chen, Wei-Na (2022). Optimization of energy use and academic

performance for educational environments in hot-humid climates. Building and Environment, v. 222, p.

Oliveira, Paolo Américo de; Lunardi, Diana Gonçalves. (2018). Influência da envoltória no desempenho

termoenergético de edificações institucionais no semiárido. PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção, v.9, n. 4, p. 276-289.

Projeteee – Projetando Edificações Energeticamente Eficientes (2022). Disponível em:

http://www.mme.gov.br/projeteee/sobre-o-projeteee/.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Como Citar

Martins, L. H. A., & Lomardo, L. L. B. (2023). Influência de elementos da envoltória no desempenho térmico e eficiência energética de salas de aula com base no método simplificado do pbe edifica (INI-C). ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3084

Edição

Seção

Materiais, técnicas e sistemas construtivos sustentáveis.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.