O levantamento de edificações em CLT (Cross Laminated Timber) no Brasil

Construção de um banco de dados

Autores

  • Tayane Yuri Mezo Yuri Mezo Universidade de São Paulo
  • Akemi Ino Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

CLT, MLCC, madeira engenheirada, edificações, projeto

Resumo

Ao longo dos últimos anos, a necessidade de construir edificações com um menor impacto ambiental vêm apontando uma tendência mundial em explorar e difundir a construção com madeira engenheirada, incluindo-se neste grupo o Cross-Laminated Timber (CLT). No Brasil, a implementação desse material relativamente novo ainda é insipiente, mas já aponta um potencial futuro para utilização intensiva desta tecnologia. Para tanto, pretende-se desenvolver Ficha Técnica de cada obra na qual constará, além das informações técnicas, uma síntese da descrição do uso dos painéis CLT e os respectivos desenhos de detalhes construtivos adotados. Considerando a carência da literatura nacional que compila desenhos e soluções técnicas dos projetos em CLT, a pesquisa pretende contribuir na difusão de informações a respeito desta tecnologia construtiva em madeira, em consolidação no contexto nacional.

Referências

Chiletto, T. O., Ino, A. (2019). Habitações de madeira: investigação do Cross-Laminated Timber como alternativa para o morar sustentável no Brasil. Anais.. São Carlos: IAU/USP, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12ponn2yVXat4Spj1-GKgNOenc9IZ0J8B/view. Acesso em: 09 jun. 2022.

Oliveira, G. L. (2018). Cross Laminated Timber (CLT) no Brasil: processo construtivo e desempenho. Recomendações para o processo do projeto arquitetônico. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Passarelli, R. N. (2013.) Cross Laminated Timber: Diretrizes para o projeto de painel maciço em madeira no Estado de São Paulo. 2013. 274 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos.

Downloads

Publicado

11/12/2023

Como Citar

Yuri Mezo, T. Y. M., & Ino, A. (2023). O levantamento de edificações em CLT (Cross Laminated Timber) no Brasil: Construção de um banco de dados. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3089

Edição

Seção

Materiais, técnicas e sistemas construtivos sustentáveis.