O levantamento de edificações em CLT (Cross Laminated Timber) no Brasil
Construção de um banco de dados
Palabras clave:
CLT, MLCC, madeira engenheirada, edificações, projetoResumen
Ao longo dos últimos anos, a necessidade de construir edificações com um menor impacto ambiental vêm apontando uma tendência mundial em explorar e difundir a construção com madeira engenheirada, incluindo-se neste grupo o Cross-Laminated Timber (CLT). No Brasil, a implementação desse material relativamente novo ainda é insipiente, mas já aponta um potencial futuro para utilização intensiva desta tecnologia. Para tanto, pretende-se desenvolver Ficha Técnica de cada obra na qual constará, além das informações técnicas, uma síntese da descrição do uso dos painéis CLT e os respectivos desenhos de detalhes construtivos adotados. Considerando a carência da literatura nacional que compila desenhos e soluções técnicas dos projetos em CLT, a pesquisa pretende contribuir na difusão de informações a respeito desta tecnologia construtiva em madeira, em consolidação no contexto nacional.
Citas
Chiletto, T. O., Ino, A. (2019). Habitações de madeira: investigação do Cross-Laminated Timber como alternativa para o morar sustentável no Brasil. Anais.. São Carlos: IAU/USP, 2019. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/12ponn2yVXat4Spj1-GKgNOenc9IZ0J8B/view. Acesso em: 09 jun. 2022.
Oliveira, G. L. (2018). Cross Laminated Timber (CLT) no Brasil: processo construtivo e desempenho. Recomendações para o processo do projeto arquitetônico. 2018. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Passarelli, R. N. (2013.) Cross Laminated Timber: Diretrizes para o projeto de painel maciço em madeira no Estado de São Paulo. 2013. 274 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Carlos.