Debate sobre os conceitos de urbanismo tático e mobilidade ativa em um planejamento de mobilidade consolidado

Autores

  • MARIA CYNTHIA DE ARAÚJO URBANO Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

urbanismo tático, mobilidade ativa, planejamento de mobilidade

Resumo

Pensando no futuro das cidades, o estímulo para a mobilidade sustentável dentro dos espaços urbanos deve, inicialmente, focar em reduzir a demanda de novas infraestruturas, como alargamento de vias, construção de novos viadutos e maior promoção de espaços para estacionamentos. Neste contexto, o pedestre perdeu espaço na divisão das vias de circulação com os veículos motorizados, onde seu percurso é limitado entre as fachadas dos prédios e as calçadas cada vez menores. A justificativa para este artigo, uma extensão da linha de pesquisa da Dissertação do Mestrado, é tentar compreender quais ações são viáveis como proposta para uma mobilidade sustentável em um planejamento de mobilidade consolidado O objetivo tende a entender, primeiramente, os conceitos de urbanismo tático e mobilidade ativa, e debater o potencial e sua importância na reabilitação ou requalificação dos espaços urbanos. O resultado destas ações permite devolver o acesso dos pedestres às ruas, transformando o espaço em áreas mais saudáveis, vivas, seguras e atrativas, tornando viável outros modais de deslocamento. Na conclusão, a compreensão dos conceitos de urbanismo tático e mobilidade ativa levou a percepção que ambos os termos são direcionados para uma melhoria na qualidade de vida do cidadão e da cidade, no entanto, o urbanismo tático se apresenta como uma ação temporária enquanto a mobilidade ativa como uma ação firmada dentro do planejamento mobilidade da cidade.

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

DE ARAÚJO URBANO, M. C. (2024). Debate sobre os conceitos de urbanismo tático e mobilidade ativa em um planejamento de mobilidade consolidado. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3264