Método EVM como ferramenta de gestão pró-ativa de obras públicas

Authors

Keywords:

Obras Públicas, Análise de Valor Agregado, Planejamento e Gerenciamento de Obras

Abstract

A otimização de recursos é premissa básica da sustentailidade. Especialmente em obras públicas, o uso de métodos e ferramentas para controle e fiscalização é essencial, considerando que extensão de prazos e custos são habituais, desafiando a racionalização no consumo de recursos materiais e financeiros, e geram transtornos a toda sociedade. Impactam portanto no aspecto ambiental, econômico e social. Esse artigo apresenta resultados do uso do método de Análise de Valor Agregado (Earned Value Method – EM) no processo que antecede a licitação de obras públicas, como suporte para realização de ações preventivas e/ou corretivas quanto à necessidade de aditamentos de prazos e custos. O trabalho analisou uma obra de infraestrutura já concluída, que teve extensão de prazo e custo durante o processo construtivo e investigou se as informações do método EVM poderiam ter baseado ações nas etapas iniciais do processo, evitando ou atenuando os aditamentos. Os resultados sugerem que a partir do EVM é possível comparar entre o cronograma físico-financeiro proposto no edital de licitação ao cronograma proposto pela empresa que fará a execução, indicando visualmente diferenças que podem levar à necessidade de aditivos, num período bem inicial do processo. Portanto, a utilização do método EVM como suporte a gestão física e financeiras de obras públicas pode ser um método eficiente, com um custo operacional baixo, e disponibilizar informação útil aos gestores técnicos e públicos para as tomadas de ações, tanto no âmbito de prevenção (antes da formalização do processo de licitação) quanto na gestão da execução da obra, avaliando o momento certo da intervenção, com vistas a evitar aditivos de prazo e custos ou mesmo a exequibilidade do projeto.

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Published

11/12/2023

How to Cite

Telles, L., & Kern, A. P. (2023). Método EVM como ferramenta de gestão pró-ativa de obras públicas. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Retrieved from https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3588

Issue

Section

Políticas públicas, planejamento e cidades sustentáveis

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