Análise gráfica da Escola FDE Jardim Ataliba Leonel, SP, visando identificar atributos bioclimáticos

Autores/as

Palabras clave:

Confort ambiental, bioclimatismo, arquitectura contemporánea, proyecto

Resumen

O presente artigo apresenta, através de uma metodologia de linguagem gráfica padronizada, a análise de um estudo de caso, a Escola Estadual Jardim Ataliba Leonel, na cidade de São Paulo. Tem-se por objetivo, destacar como a Arquitetura Contemporânea Brasileira aborda, por meio da forma arquitetônica, os atributos bioclimáticos de sombreamento e permeabilidade aos ventos. Atributos, esses, recomendados para grande parte do território brasileiro. Como estrutura deste artigo, são apresentados os fundamentos teóricos, bem como as análises do estudo de caso. Para a construção dessas análises, a partir da metodologia apresentada foram necessárias as reproduções do conjunto de desenhos técnicos – incluindo perspectivas – para que se pudesse gerar as imagens finais. Sendo assim, foi possível discutir como a forma arquitetônica conseguiu incorporar os atributos mencionados, sendo representados por meio de cores que simbolizassem cada uma dessas estratégias: cor amarela - representando o sombreamento por meio da adição de elementos e de volume edificado; e a cor azul – representando a permeabilidade aos ventos, por meio da subtração de elementos e de volume arquitetônico. É importante ressaltar que este trabalho não pretende avaliar o desempenho da obra, e sim destacar a utilização dos atributos bioclimáticos na contribuição para a melhoria da qualidade do ambiente construído servindo também como referência projetual

Biografía del autor/a

Adriana de Almeida Muniz Alvarez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Maestría en Arquitectura del Programa de Postgrado en Arquitectura de la Universidad Federal de Río de Janeiro. Profesor Adjunto de la Universidad Federal de Río de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Patrizia Di Trapano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doctor en Arquitectura por el Programa de Postgrado en Arquitectura de la Universidad Federal de Río de Janeiro. Profesor Asociado de la Escuela de Bellas Artes de la Universidad Federal de Río de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil)

Virgínia Maria Nogueira de Vasconcellos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doctor en Arquitectura, del Programa de Postgrado en Arquitectura de la Universidad Federal de Río de Janeiro. Profesor Titular de la Escuela de Bellas Artes de la Universidad Federal de Río de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Citas

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Publicado

10/01/2024

Cómo citar

Alvarez, A. de A. M., Trapano, P. D., & Vasconcellos, V. M. N. de . (2024). Análise gráfica da Escola FDE Jardim Ataliba Leonel, SP, visando identificar atributos bioclimáticos. ENCUENTRO LATINOAMERICANO Y EUROPEO SOBRE EDIFICICACIONES Y COMUNIDADES SOSTENIBLES, 5. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3527

Número

Sección

Projeto e gestão do ciclo de vida de edificações, vizinhança e áreas urbanas.