Análise gráfica da Escola FDE Jardim Ataliba Leonel, SP, visando identificar atributos bioclimáticos
Palavras-chave:
Conforto ambiental, bioclimatismo, arquitetura contemporânea, projetoResumo
O presente artigo apresenta, através de uma metodologia de linguagem gráfica padronizada, a análise de um estudo de caso, a Escola Estadual Jardim Ataliba Leonel, na cidade de São Paulo. Tem-se por objetivo, destacar como a Arquitetura Contemporânea Brasileira aborda, por meio da forma arquitetônica, os atributos bioclimáticos de sombreamento e permeabilidade aos ventos. Atributos, esses, recomendados para grande parte do território brasileiro. Como estrutura deste artigo, são apresentados os fundamentos teóricos, bem como as análises do estudo de caso. Para a construção dessas análises, a partir da metodologia apresentada foram necessárias as reproduções do conjunto de desenhos técnicos – incluindo perspectivas – para que se pudesse gerar as imagens finais. Sendo assim, foi possível discutir como a forma arquitetônica conseguiu incorporar os atributos mencionados, sendo representados por meio de cores que simbolizassem cada uma dessas estratégias: cor amarela - representando o sombreamento por meio da adição de elementos e de volume edificado; e a cor azul – representando a permeabilidade aos ventos, por meio da subtração de elementos e de volume arquitetônico. É importante ressaltar que este trabalho não pretende avaliar o desempenho da obra, e sim destacar a utilização dos atributos bioclimáticos na contribuição para a melhoria da qualidade do ambiente construído servindo também como referência projetual
Referências
ALVAREZ, A, PORTO, M. M., TORRES, T, Análise Gráfica do Sombreamento e Permeabilidade aos ventos de Edificação – Linguagem e Metodologia Aplicadas à Escola Alto dos Pinheiros. In VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília, ENANPARQ2020, Anais [...], Brasília 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS: NBR 15220: Desempenho Térmico de Edificações. Parte 3: Zoneamento bioclimático brasileiro e diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Rio de Janeiro, 2005.
BRUAND, Yves, Arquitetura Contemporânea Brasileira, São Paulo, Perspectiva, 2018.
CARDOSO, C, Formas arquitetônicas: Possibilidades em ambientes Computacionais. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo), Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia 2005.
CORBELLA, O., YANNAS, S.. Em busca de uma Arquitetura Sustentável para os trópicos. 2ª edição, Rio de Janeiro: Revan, FAPERJ, 2003.
FARIAS, M.M de, UGENTI, L.C., BRASILEIRO, A, B.., Expressão Gráfica de atributos Bioclimáticos: Reflexões para uma metodologia de pesquisa. In VI Encontro da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, Brasília, 2020.
KUNEN, A, DAVAGLIO, J., Análise da Aplicabilidade dos parâmetros bioclimáticos no desenvolvimento de projetos arquitetônicos residenciais. In Akrópolis - Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, 2020.
LAMBERTS, R., DUTRA, L., PEREIRA, F.. Eficiência Energética na Arquitetura. PROCEL: São Paulo, 2014.