Método para análise quantitativa e qualitativa de projetos de uso e ocupação do solo

Autores

Palavras-chave:

Desenvolvimento urbano sustentável, Uso e ocupação do solo, Avaliação de projetos, Análise quantitativa, Análise qualitativa

Resumo

Este trabalho visa propor um método para avaliação de propostas de urbanização em regiões em expansão, a partir de uma análise comparativa simplificada tanto quantitativa quanto qualitativa de projetos de uso e ocupação do solo. Para a análise comparativa, foram selecionados três projetos diferentes de ocupação para uma mesma área no bairro de Vargem Grande, Rio de Janeiro: um que leva em consideração as recomendações ditadas pelo Plano de Estruturação Urbana das Vargens e outros dois alternativos, com um viés mais sustentável, que consideram a criação de parques nas faixas marginais de proteção dos rios e a minimização dos riscos de inundação. É válido ressaltar que uma característica comum entre esses projetos e que norteia toda a pesquisa é a relação entre urbanização e recursos hídricos. A região de Vargem Grande, por ser uma área alagadiça, com enchentes recorrentes e presença de muitos rios, apresenta-se como uma área de difícil ocupação. As propostas de urbanização devem, então, ser devidamente ponderadas a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente e reduzir riscos para sua população. Em cada um dos projetos, foram analisadas a quantidade de lotes, a área total loteada, a área total destinada a parques, o número de famílias a serem realocadas e de pessoas que podem ocupar a área, estimando, assim, o ano de saturação desses projetos. Desta forma, a análise quantitativa final se expressa na comparação entre os anos de saturação respectivos a cada projeto, indicando o mais longevo, atrelado à quantidade de pessoas atendidas. Já a análise qualitativa, busca estudar os aspectos não quantificáveis, a fim de se extrair uma avaliação crítica para identificar a melhor proposta de urbanização dentre os projetos. Espera-se que esse método possa orientar não apenas as intervenções futuras nesta região, mas também em outras áreas em expansão.

Biografia do Autor

Gustavo Lennon da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Bruna Peres Battemarco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro & Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Luciana Fernandes Guimarães, Universidade do Estado do Rio de Janeiro & Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Aline Pires Veról, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Marcelo Gomes Miguez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - RJ, Brasil).

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas (2006). NBR 12721:2006 de 28 de agosto de 2006. Avaliação de custos de construção.

Battemarco, B. P. (2020). Quadro metodológico para avaliação quantitativa de projetos de urbanização, sob a ótica da interação água e cidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Battemarco, B. P.; Veról, A. P.; Miguez, M. G. (2022). Methodological framework for quantitative assessment of urban development projects consideringflood risks and city responses, Urban Water Journal, DOI: 10.1080/1573062X.2022.2134804

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografía e Estatística (2020). Censo Demográfico 2010.

Lourenço, I. B. (2013). Rios Urbanos e Paisagens Multifuncionais: O Projeto Paisagístico na Requalificação Urbana e Ambiental. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, Brasil.

Macedo, S. S.; Custódio, V.; Gallender, F. et. al (2007). Os sistemas de espaços livres e a constituição da esfera pública contemporânea no Brasil. In: Paisagens culturais. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, p. 286–297.

Miguez, M. G.; Veról, A. P.; Battemarco, B. P. et. al (2019). A framework to support the urbanization process on lowland coastal areas: Exploring the case of Vargem Grande – Rio de Janeiro, Brazil, Journal of Cleaner Production, v. 231, p. 1281–1293.

Miguez, M. G.; Veról, A. P.; Rezende, O. M. (2016). Drenagem urbana: do projeto tradicional à sustentabilidade. Rio de Janeiro: Elsevier.

Pellegrino, P. R. M. Pode-se planejar a paisagem? Paisagem e Ambiente: Ensaios, n. 13, p. 159–179.

Rio de Janeiro (Município) (2009). Lei Complementar Nº 104, de 27 de novembro 2009. Institui o Projeto de Estruturação Urbana – PEU dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Jacarepaguá [...].

Rio de Janeiro (Município) (2021). Decreto Nº 48990 de 17 de junho de 2021. Cria a área de especial interesse ambiental dos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes e Camorim na XXIV Região Administrativa.

Robadey Carvalho, V. F.; Battemarco, B. P.; Queiroz Rego, A. et. al. (2019). Sistema de parques em Vargem Grande. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, v. 7, n. 15, p. 29–44.

Serrao-Neumann, S.; Renouf, M.; Kenway, S. J. et. al (2017). Connecting land-use and water planning: Prospects for an urban water metabolism approach. Cities, v. 60, p. 13–27.

Tardin, R. (2016). Espaços livres: Sistema e projeto territorial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Rio Book’s.

Downloads

Publicado

2024-01-10

Como Citar

Silva, G. L. da, Battemarco, B. P., Guimarães, L. F., Veról, A. P., & Miguez, M. G. (2024). Método para análise quantitativa e qualitativa de projetos de uso e ocupação do solo. ENCONTRO LATINO AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 5. Recuperado de https://eventos.antac.org.br/index.php/euroelecs/article/view/3562

Edição

Seção

Políticas públicas, planejamento e cidades sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>